Creche na Inglaterra

Quando uma mulher pensa em engravidar ou chega na Inglaterra com filhos pequenos, uma das principais dúvidas é: Como conseguir vaga em uma creche?

Já adianto que essa tarefa pode ser bem complicada, já que o ensino obrigatório, disponibilizado gratuitamente, não inclui menores de 3 anos.

Quero deixar uma observação em primeiro lugar, de que a licença maternidade aqui é de 6 meses, mas pode ser estendida até 2 anos. Sobre esse assunto haverá uma postagem em breve, aguardem.

Antes de explicar sobre as creches quero dizer que Daycare Nursery são as creches, e Nursery school é a primeira etapa escolar não obrigatória mas já disponibilizada no ensino público a todas crianças com 3 anos completos.

A solicitação de vaga para a Nursery School deve ser feita direto na escola que fique mais próxima de sua casa, e com bastante antecedência, 6 meses ou 1 ano antes, pois são muito concorridas.

Quase todas Nursery School exigem que a criança não utilize mais fralda para poder frequentar a escola. O horário é reduzido, normalmente começam 9H30 e termina as 14h30(pode haver variação).

Onde deixar seu filho para que você possa trabalhar?

Basicamente são três opções para as mães, as creches públicas (concorridas), as creches privadas e as Babysitters (Nannies)

Daycare Nursery (pública)

Pais com baixa renda (cerca de 16 mil ao ano), e mães solteiras podem solicitar a vaga na creche pública. Mas a concorrência por uma vaga é realmente muito grande e a fila de espera pode levar meses, sem garantia de vaga.

A solicitação de vaga deve ser feita em um centro Daycare próximo a sua casa, e recomendo que solicite com no mínimo 6 meses de antecedência. Mas já avalie as outras opções caso não possa esperar liberar a vaga para seu filho.

creche

Daycare Nursery (privada)

Aqui os pais vão encontrar maior quantidades de vagas, e horários mais flexíveis.  Os valores variam muito, mas se prepare porque pode ser bem “salgado”, a partir de £700,00 ao mês.

A mamãe Adriana Silvestre que colaborou com algumas informações para esta matéria disse que quando estava procurando creche para filha conheceu uma creche com valor £1.400 por mês, por exemplo.

Normalmente se pede um mês adiantado da mensalidade e mais um mês corrente. Para sair é preciso avisar com um mês de antecedência e aí utiliza-se o depósito.

Childminder

Agora falamos sobre mulheres que cuidam de crianças em suas casas. Apesar de haver várias que trabalham sem registro, o correto é que elas tenham treinamento e autorização do governo para oferecerem o serviço.

Elas oferecem preço mais acessível e grupos menores de crianças, mas claro, poucas pessoas para atender também. Os horários são flexíveis, podendo ser o dia todo ou por períodos.

mulheres cuidam de criancas nas suas casas.

 Babysitter e Nanny

As babás, são mulheres que trabalham de várias formas e com variedades de preços. Os pais podem optar por uma agência de babás, que oferecem babás treinadas e “teoricamente” de confiança.

Babysitter treinadas e registradas junto ao órgão responsável do governo é uma ótima opção, elas cuidam das crianças de forma muito profissional. O valor cobrado por hora dessa mão de obra é mais caro, geralmente contratadas por famílias de alta renda. Se você procura uma babá com registro junto ao governo clique aqui.

Babás contratadas por hora ou dia, geralmente estudantes ou mulheres que procuram por trabalhos part time(algumas horas por dia), sem treinamento ou registro junto ao governo têm um valor um pouco menor cobrado por hora e, ideal para pais que precisam de apenas uma ajuda por curto período de tempo.

baba

Dicas para os pais

Se a mamãe vai tentar a vaga em uma creche pública, como já falei, corra e coloque o filho na lista de espera o quanto antes. Algumas mães já colocam assim que nascem.

Mas se a opção será a creche paga, visite a creche e fique atenta a todos detalhes, como espaço, quantidade de profissionais que atendem e se a alimentação é fornecida pela creche ou os pais que mandam por lancheiras. Verifique também se ela está em dia com as inspeções do governo. Para saber sobre avaliação da creche clique aqui.

Para saber onde estão as creches e Nannies próximas a você clique aqui.

Se vai contratar uma Nanny, procure por indicações de amigos e familiares. Faça uma entrevista com a candidata e tire todas suas dúvidas, esclareça a forma de contratação.

Lembre-se que na opção agência você não pode escolher quem vai cuidar de seus filhos.

Relato da Mãe Adriana Silvestre

Eu acho que se os pais tiverem condições de pagar uma creche vale a pena, eu recomendo 100%.

“Minha filha frequenta a creche desde 8 meses. A princípio eu fiquei muito mal por deixa-la para trabalhar, Ainda mais porque era o dia inteiro das 8h até às 17h.

No caso a creche da minha filha abre às 8h e fecha às 17:45, nela pode-se pagar por hora £9,00, por dia £45,00 ou por semana £180,00.

Uma pessoa é responsável por cuidar de 3 a 4 crianças. A alimentação é fornecida gratuitamente, e toda semana é disponibilizado o cardápio da próxima semana. A escola dela só fornece carne de frango ou peixe, carne de boi e porco não entram no cardápio.

Atrasos são cobrados 15 libras a cada 15 minutos. Mas se os pais sempre pegam no horário correto e eventualmente atrasa ela não cobra se ligar avisando. Mas se acontecer mais de 2 vezes eles começam a cobrar.

A creche pede para enviar uma bolsa com fralda e lenço humedecido se usar, e duas trocas de roupas.

Com o passar do tempo notamos (eu e meu esposo) que ela acabou se tornando uma criança adiantada para idade dela.

Começou a andar com 9 meses. Sabe todas as cores e nomes de bichos em inglês, alguns que nem eu sei.

Minha filha Nichollie (atualmente 1 ano e 10 meses) gosta muito da creche e sempre abraça as professoras quando chega. Está completamente adaptada.

No começo ela voltava com algumas assaduras, mas hoje está tudo tranquilo.”

(Adriana Silvestre)

 

Além do Big Ben agradece a mamãe Adriana Silvestre pelas informações e relato.

Se sua dúvida for em relação as escolas primárias eu já fiz uma matéria explicando tudo, clique aqui para saber mais.

Duvidas? Deixem nos comentários.

  por  

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
RafaLili De Simone Casado Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Lili De Simone Casado
Visitante

Ola, qual o nome da creche do relato da Adriana Silvestre??

Rafa
Visitante
Rafa

Também fiquei curiosa, estou pensando em voltar a trabalhar e nesse valor que a Adriana comentou até compensa!