Escolas primárias em Londres(Primary School)

kid studying

Eu percebi que uma das maiores preocupações de famílias que chegam por aqui é com relação às escolas primárias em Londres, as perguntas são sempre as mesmas…

Como faço para matricular meu filho na escola?

Quais documentos eu preciso ter?

Será que meu filho vai sofrer por não saber a língua?

Como funciona a escola, horários e alimentação?

Então vou esclarecer algumas dúvidas, informar como matricular e como funcionam as escolas primárias em Londres (Primary School). Vou falar exclusivamente sobre as escolas públicas.

Ano Letivo Inglês

Em primeiro lugar quero informar que o ano letivo Inglês é diferente do Brasil.  Aqui as aulas têm início em setembro e finalizam em Julho.

O ano letivo nas escolas primárias em Londres é dividido em 3 trimestres (terms) e não 4 bimestres como no Brasil.  A cada seis semanas se finaliza um term e os pequenos têm uma semana de folga, como mini férias (half term). Também têm dois Holidays (férias) com duração de cerca de 15 dias, um no Natal  e outro na Páscoa. Com o final do ano letivo em julho vem as férias de verão com duração de 6 semanas.

A carga horária diária escolar é de cerca de 6h, iniciando por volta de 9h e encerrando entre 15h – 15h30min. Algumas escolas podem ter pequenas variações nos horários.

Bom, deu para perceber que as crianças passam muito mais tempo em férias aqui em comparação ao Brasil, para alegria dos pequenos, mas preocupação para os pais que trabalham fora e não têm com quem deixar seus filhos.

escolas primárias em Londres

Com qual idade a escola se torna obrigatória?

Com 5 anos o ensino é obrigatório.  Se a criança  tem  4 anos e for completar 5 anos antes de finalizar o próximo ano letivo, ela já pode ser matriculada no Reception (pré escola) que é quando inicia a alfabetização. As próximas etapas das escolas primárias em Londres são a Infant School (6 a 8 anos) e finalmente Junior School (9 a 11 anos).

Quando completam  11 anos as crianças deixam o Primary School e seguem para o Secondary School, que explico futuramente.

Como funciona o sistema de ensino?

As escolas primárias públicas em Londres seguem o currículo nacional de ensino, disciplinas e conteúdos clique aqui.

Crianças sempre são matriculadas em turmas conforme sua idade, mesmo que não tenham conseguido aprender o conteúdo da série anterior ou falem a língua inglesa. Por isso, se seu filho estudava no Brasil quando chegar aqui será matriculado em uma série correspondente a idade dele.

As classes podem ter até 30 alunos, mas eu pessoalmente nunca vi com mais de 20. Tem uma professora e uma assistente por turma, em algumas classes pode haver duas assistentes dependendo do desenvolvimento das crianças .

Atividades são passadas no coletivo, e atividades individuais são ministradas conforme o desenvolvimento e necessidade de cada um. As avaliações também são feitas dessa forma, como a criança se desenvolveu em grupo e tem a avaliação pessoal.

Quando a criança não acompanha a turma geralmente é desenvolvido um trabalho paralelo com ela, (como o reforço escolar no Brasil) e isso faz toda a diferença para o desenvolvimento de cada aluno. Não existe reprovação, independente de seu desenvolvimento a criança sempre passa para o próximo ano.

Como Solicitar a vaga nas escolas primárias em Londres

Bom, entramos na parte mais complicada da história. Conseguir vaga na escola da sua preferência pode não ser tão fácil!

O ideal é que os pais  comecem a pesquisar as escolas, e cerca de 1 ano antes já peçam aplicação (fazer um pedido de vaga) junto a escola que desejam. Os pais também podem solicitar entrar em fila de espera. Boas escolas primárias em Londres geralmente tem filas de espera muito extensas.

Para saber se a escola é considerada boa existe um site com avaliação, verifique aqui

O próximo passo é procurar o Council (espécie de sub prefeitura) eles são responsáveis em conseguir a vaga para a criança.  Para se informar sobre o Council da sua região clique aqui. Os pais devem preencher um formulário pessoalmente ou no site do Council.

As informações exigidas no formulário são básicas, como nome dos familiares e endereço. É nesse formulário que os pais irão colocar os nomes das escolas que desejam vaga. Eles podem escolher de 3 até 5 escolas para por na lista.

O Council irá começar a procura por vaga conforme a ordem de nomes das escolas que foram listadas pelos pais. Não havendo vaga em nenhuma das escolas escolhidas será solicitada vaga em uma escola mais próxima possível à residência da criança.

É importante saber que  cada escola tem uma lista de exigências para admissão e geralmente estão descritas em seu site. Então, antes de listar ela ao council veja se seu filho é legível a vaga, e restando dúvida visite a escola.

No geral os documentos exigidos são : fotocópia do passaporte, comprovante de endereço, e preenchimento do formulário que pede informações pessoais, como data de nascimento da criança, e-mail  e telefone de contato dos pais.

Algumas escolas primárias em Londres  podem solicitar carta do GP (posto de saúde) sobre vacinas, e se a escola for religiosa pedem também comprovantes de batismo e carta da igreja frequentada.

Se a criança vem de outro país traga o histórico escolar, algumas escolas podem exigir, a tradução nem sempre é necessária.

As chances aumentam se o candidato a vaga residir próximo a escola e se a criança já tiver irmão matriculado.

Quando a criança tem alguma necessidade especial que impede o uso de transporte público ela terá prioridade a vaga em escola próxima a sua casa.

Materiais, uniforme e refeição

As escolas primárias em Londres (públicas) costumam fornecer gratuitamente todo material escolar didático: cadernos, livros, agenda, lápis, borracha e tudo que se usa dentro de sala de aula.

A bolsa escolar e o uniforme devem ser comprados pelos pais do aluno e estão à venda em lojas indicadas pela escola.

O uniforme varia conforme a escola, em geral são:

  • Meninos: calça social, camisa social com gravata, ou camisa pólo.
  • Meninas: camisa social ou camisa pólo, calça social, saia e vestidos, algumas escolas não permitem que meninas usem calça.
  • Os sapatos  no geral devem ser todo preto.
  • Para aulas de educação físicas (PE) existem uniformes específicos que também estão à venda nas lojas indicadas, em geral são eles: calça e blusa de moletom, camiseta e short, e tênis preto.

A refeição (almoço) e lanche (geralmente fruta) podem ser fornecidas gratuitamente, como podem ser cobradas. Isso varia de acordo com a escola.

Os valores das refeições não são altos, e se a família tiver baixa renda pode conseguir isenção.  A criança também pode levar o lanche de casa se preferir.

Para saber se a criança tem direito a algum benefício clique aqui.

Minha experiência como mãe

Quando cheguei em 2010 meu filho, que havia iniciado a primeira série no Brasil, já foi matriculado aqui direto na segunda série. Fiquei preocupada porque ele não falava absolutamente nada em Inglês, mas a escola fez um trabalho com atenção especial para ele, e com 1 ano ele já acompanhava a turma.

Em setembro de 2016 foi a vez da minha filha começar o Reception, também sem conhecimento da língua inglesa. Ela tem atraso na fala, e a escola já solicitou uma fonoaudióloga para ela.  Nesses 6 meses ela começou a falar algumas palavras em inglês.

As escolas primárias em Londres são muito boas e tem uma política anti bullying atuante. Meus filhos nunca sofreram nenhum tipo de bullying pelo fato de não falarem bem a língua.

Deixo para os pais que estão preocupados uma mensagem de tranquilidade: As crianças aprendem muito rápido! Quem sofre de verdade somos nós, os pais, com nossas inseguranças em relação a eles.

Qualquer dúvida deixem nos comentários!

  por  

15
Deixe um comentário

avatar
7 Comment threads
8 Thread replies
4 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
10 Comment authors
Joana dos SantosLucilene MorenoCamilaAna Caroline StocoGabi Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Mariana Autran
Visitante

Obrigada pelas informações, Angela! Vc sabe dizer qual o horário de funcionamento dos “council”? É só chegar e eles nos recebem ou precisamos agendar?

Mariana Autran
Visitante

Obrigada, Angela.

Graça D’Almeida
Visitante
Graça D’Almeida

Minha filha irá para Londres a trabalho, por 4 meses.
Para que as crianças não percam o ano no Brasil, foi exigido que elas (3 e 6 anos) entrassem em alguma escola, que interagisse com outras crianças.
Poderia me dar alguma opção?
Obrigada e aguardo
Graça

Joana dos Santos
Admin

Olá Graça,

há muitas escolas excelentes em Londres, tudo vai depender de qual área sua filha vai residir. É difícil dar uma indicação.
Um de seus netos ainda não está em idade escolar, ele poderá ser matriculado em uma nursery school, que é como uma creche. Neste site você pode pesquisar opções por local: https://www.gov.uk/find-nursery-school-place Quanto à outra criança, consulte este site onde você encontra as escolas por Council e vê também suas notas: https://www.gov.uk/school-performance-tables

Qualquer outra dúvida, nos escreva novamente.

Tenille
Visitante
Tenille

Oi Angela boa tarde. Muito obrigada pelas informações. Ano que vem pretendo fazer um curso em Londres e levar minha filha de 13 anos comigo durante 1 ano. Fico bem apreensiva pela língua que ela fala pouco e se vai ser fácil matricular em uma boa escola. As regras mudam muito para o fundamental? Agradeço imensamente se puder ajudar. Abc

Joana dos Santos
Admin

Olá Tenille,

não se preocupe, não é difícil colocar sua filha em uma escola e ela irá se adaptar super rápido. EM geral, quem mais sofre sãoos pais, que acabam se preocupando muito! hehe A Primary School que a Angela fala no post é o ensino fundamental aqui, tudo que ela escreveu, vale para a sua filha.

Maria Lúcia de Araújo
Visitante
Maria Lúcia de Araújo

Angela, boa noite, o que é preciso para trabalharmos em Londres como professora assistente??? ja exerço o trabalho em uma escola particular aqui no Brasil, porém tenho o desejo de ir morar e trabalhar ai em Londres

Joana dos Santos
Admin

Olá Maria Lúcia,

infelizmente não sabemos te ajudar nessa área. Sugiro que você pesquise em sites de anúncio de vagas quais são os requisitos para a contratação.

Qualquer outra dúvida, nos escreva novamente.

Gabi
Visitante
Gabi

otimo post!Mas, gostaria de tirar Uma duvida, no caso meus filhos( 6 anos e 9 ano) chegaram em maio, porem eu ja estarei na Inglaterra. Como faço para eles no perderem o ano? Mesmo pq, eles não falam Ingles.

Ana Caroline Stoco
Editor

Olá Gabi. Primeiramente muito obrigado pela visita ao nosso blog. Agora sobre a pergunta, o fato de seus filhos não falarem inglês, não impede eles de entrarem no ano escolar respectivo a idade. Aqui em Londres a maioria das escolas e preparada para receber alunos que não tem o inglês como primeira língua, depende da escola, mas eles procuram colocar um coleguinha que fale a mesma língua, ou que seja bem amistoso para cuidar do novo aluno, além de várias outras fornas de adaptação. Agora sobre perder o ano, o ano escolar começa em Setembro, os seus filhos irão entrar… Read more »

Camila
Visitante
Camila

Olá Angela, tudo bem? Estou me mudando para Londres e tenho várias possibilidades de bairros para morar. Comecei buscando apartamentos, mas depois percebi que posso não conseguir uma escola adequada para o meu filho de 7 anos nas proximidades. Portanto pensei em primeiro escolher uma escola com vagas para depois buscar um apartamento próximo. Como nos mudamos na metade de setembro (as aulas já terão começado) algumas escolas já terão a informação sobre a disponibilidade de vagas. O que você acha dessa possibilidade? não estou conseguindo falar com as escolas agora, pois estão todos de recesso. Obrigada

Joana dos Santos
Admin

Olá Camila, infelizmente, você só consegue garantir a vaga do seu filho se já estiver morando na região da escola. Mesmo que teoricamente tenha vagas disponíveis pode haver lista de espera e outras crianças querendo mudar de escola. O que a maioria das pessoas faz é pesquisar as escolas antes e escolher um bairro com maior quantidade de escolas com boas avaliações e então tentar conseguir uma vaga. Boa sorte!

Lucilene Moreno
Visitante
Lucilene Moreno

Olá Joana, Penso em ir em Dezembro/18 para Inglaterra (tenho cidadania espanhola) tentar encontrar um emprego, alugar uma casa, fazer matrícula para meu filho de 15 anos no ensino médio e só depois ele irá encontrar comigo, em Janeiro.
Voce acha que as escolas públicas irão aceitar que ele inicie o segundo ano do ensino médio (High School) em Janeiro? Será que vou conseguir vaga?

Joana dos Santos
Admin

Olá Lucilene,

é sempre mais difícil conseguir vagas na metade do ano letivo, as melhores escolas quase sempre tem lista de espera mesmo que você queira colocar na época certa. Muitas crianças que chegam na metade do ano acabam tendo que esperar o começo do ano letivo seguinte para poder começar a estudar. Vai depender se o Council do bairro em que você morar terá alguma escola com vagas abertas ou não.