Secondary School na Inglaterra

Meu filho (a) vai para o Secondary School, e agora? Calma que vou explicar um pouco como funciona para os pais que têm filhos que vão entrar em um novo mundo, afinal nos próximos anos seus filhos serão adolescentes e logo jovens adultos.

Lembrando que já falei sobre as creches e se você não viu clique aqui, e sobre as escolas primárias clique aqui.

Com qual idade se inicia o secondary school?

Entre 10 e 11 anos quando eles terminam o 6º ano chega a hora de ser matriculado no Secundary School, que é equivalente ao Ensino Fundamental segundo segmento e Ensino Médio no Brasil.

No final do 6º ano a Lambeth (autoridade local) irá enviar um formulário com informações para os pais sobre como funciona o processo para matricular o filho no Secondary School. Junto com o formulário eles enviam uma ficha de inscrição onde você deve selecionar escolas na área atendida pela autoridade local.

A Lambeth então fará a busca por vaga conforme a ordem de sua seleção com nomes das escolas. Assim que a vaga for liberada eles entram em contato com os pais para informar em qual Secundary School ele foi aceito, então os pais devem ir até a escola para finalizar a matrícula.

Se seu filho não for aceito em nenhuma escola selecionada, a Lambeth indicará uma outra escola na sua área.

Alunos que vêm de outro país

Se seu filho chega no Reino Unido vindo de um outro país deve trazer um comprovante escolar da antiga escola. Peça na escola que ele estudava um histórico escolar.

Chegando aqui os pais devem ir até a autoridade em educação local e fazer a solicitação de vaga. Independente de qual série ele cursava no país de origem aqui ele será matriculado em uma série conforme sua idade.

As opções de Secondary School

Os pais irão encontrar uma variedade em Secondary School. Vou explicar um pouco sobre cada uma dessas opções.

Comprehensives: Basicamente se houver vaga disponível seu filho poderá ser matriculado. Eles seguem o currículo nacional de ensino.

Academies:  são escolas administradas por instituições, como por exemplo grupos religiosos, empresas e outros. Geralmente não seguem o currículo nacional de ensino, e podem oferecer ensino técnico profissionalizante em sua grade escolar. São exigentes na admissão de alunos, como por exemplo as religiosas, que pedem comprovação de que frequentam e praticam a sua religião.

Grammar School: São escolas públicas que seguem o currículo nacional de ensino. Entrar nesse tipo de Secondary School também não é tarefa fácil, pois eles selecionam seus alunos com base nos resultados que tiveram no primary school.

A escola analisa esses dados através dos resultados do exame 11-plus que os alunos realizam no sexto ano primário. Porém nem todas escolas oferecem esse tipo de teste, então nem toda criança terá opção de tentar a vaga na grammar school, sobre esse teste eu falo em uma próxima postagem.

Private School: Cada uma com seu critério de admissão, em geral não seguem o currículo nacional de ensino. Estão entre as melhores escolas na Inglaterra, mas o preço pode ser bem salgado girando em torno de £10.000 a £20.000 anual.

Porém os pais podem tentar algum tipo de bolsa de estudo, se informe na secretaria da Secondary School de sua preferência se ela oferece essa opção e como se candidatar a bolsa.

As etapas da educação no Secondary School

O secondary é separado por etapas, os Key Stege 3 e 4 que são obrigatórios, e a ultimo etapa “Sixth Form” opcional, esta etapa o aluno cursa se desejar entrar em uma universidade.

Key Stage 3: do 7º ao 9º

Key Stage 4: do 10º ao 11º (com 15 anos os alunos concluem o secundary school)

Opcional Sixth Form: de 12º e 13º (se desejar cursar uma universidade)

A conclusão do Secundary School

Vou fazer uma breve explicação para que vocês entendam melhor. No final de cada estágio os alunos passarão por uma importante avaliação, mas é no final do 11º ano que será feito um grande exame chamado GCSE (General Certificate of Secondary Education) para obtenção do certificado de conclusão do Secondary School.

Uma vez concluído o Secondary School(Key Stage 4) o aluno pode fazer cursos técnicos profissionalizantes, mas não pode cursar faculdade.

Sixth Form

Para ingressar em uma universidade o aluno precisa cursar mais 2 anos após a conclusão do Secondary School, chamados de Sixth Form.

Nem todos os Secondary School oferecem o Sixth Form, que é uma preparação para faculdade, com ensino puxado e avaliações bem difíceis. O aluno tem que estudar muito pois suas notas aqui são decisivas para o seu futuro.

Ao final desses dois anos o aluno realiza um exame para obter o “A Levels”. São os resultados desses exames que serão avaliados pelas universidades para admissão do aluno.

Se a escola do aluno não oferece esses últimos 2 anos existem escolas voltadas apenas para o Sixth Form, e algumas delas inclusive oferecem o International Baccalaureate(IB), um diploma aceito em várias universidades da Europa e Estados Unidos.

Uniforme e alimentação

Assim como no Primary as escolas têm seus próprios uniformes personalizados com o brasão e nome da escola,  estes estão disponíveis em lojas indicadas pela escola, que serão informadas no ato da matrícula.

A alimentação será cobrada, mas os preços são acessíveis. Também é permitido que o aluno leve o lanche de casa se preferir.

Links que podem te ajudar

Aqui você vai encontrar as escolas, avaliações das escolas e onde tem uma autoridade em educação perto de você clique aqui.

Este site te ajuda a encontrar escolas privadas, e escolas que oferecem o Sixth Form clique aqui 

Minha opinião

Tenho um filho de 13 anos que cursa o 8º, ele estuda em uma escola católica, e eles oferecem o Sixth Form. Eu acho ótimo o ensino da escola que é especializada em matemática e informática. É uma escola apenas para meninos, muito organizada e rígida, mas meu filho gosta muito. Ele nunca sofreu qualquer tipo de bullying, e tem sempre seus esforços reconhecidos. A escola também oferece uma grande quantidade de atividades esportivas como atividades extracurriculares. Realmente não posso reclamar.

Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários. E não esqueça de se inscrever no blog, e nos siga em nossas redes sociais.

  por  

6
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
3 Thread replies
3 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Joana dos SantosVitória Monteiro da SilvaLUCIA APARECIDARose Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Rose
Visitante
Rose

Olá, Estamos indo em Julho, quando formos meu filho já terá completado 11 anos e terá concluído o 5° ano aqui em Portugal. Chagando ai ele fará então o 6° ano normalmente não é?
Ah tenho uma filha que tem 5 anos e está estudando aqui pré escolar. Chegando ai ela já iniciará, 1° série, correto?
obrigada

Joana dos Santos
Admin

Olá, Rose! Como aqui eles alocam os alunos pela idade, com 11 anos o seu filho deve iniciar a Secondary School, que inicia no 7o ano. Sua filha só entrará na 1a série se ela completar 6 anos no ano que iniciar a escola, se não, ela deve entrar na pré-escola (Reception). Confira este post para maiores informações sobre a primary school (escola primária): http://alemdobigben.com/criancas/escolas-primarias-em-londres/
Qualquer dúvida, nos escreva.

LUCIA APARECIDA
Visitante
LUCIA APARECIDA

Oi boa tarde. Eu moro em high Wycombe, minha sobrinha do Brasil está vindo viver comigo.ela tem 16 anos, sua mãe está dando entrada nos documentos italiano dela. Porém agora só tem o passaporte brasileiro, ela ja pode iniciar a escola? Eu quero que ela concluir o ensino.obrigada

Joana dos Santos
Admin

Olá Lucia,

ela poderá se matricular na escola se estiver morando aqui legalmente. Se ela tiver passaporte brasileiro e visto/permissão de residência não irá encontrar nenhum problema para estudar.

Vitória Monteiro da Silva
Visitante
Vitória Monteiro da Silva

Olá, quero primeiramente agradecer pelo o post muito bem construído e informativo! Tenho 16 anos, completo 17 em 2018, ano passado passei um mês em Londres e me interessei muito no sistema de ensino e estou interessada em ano que vem fazer o sixth form na Inglaterra, gostaria de tentar pela escola pública. Gostaria de saber como funciona para me matricular em uma escola pública, documentação e quando devo fazer a matrícula, seria de grande ajuda! Muito Obrigada

Joana dos Santos
Admin

Olá Vitoria, infelizmente, a Angela que escreveu este post não faz mais parte da equipe do blog e nenhuma de nós passou por este processo ainda. Em breve, a Tati Souto vai fazer a matrícula da filha dela na Secondary School e pretende escrever um post explicando como funciona o processo. Enquanto isso você pode dar uma olhada no nosso post sobre matrícula em uma Primary School, pelo que temos de informação, acredito que o processo seja parecido: http://alemdobigben.com/criancas/escolas-primarias-em-londres/
Continue nos acompanhando que logo vamos poder te ajudar melhor!

@alemdobigben no instagram