Como Doar Sangue no Reino Unido

Oi, pessoal! Tudo bem? O assunto de hoje é sério, tanto aqui no Reino Unido quanto no Brasil: Doação de Sangue. Assim como no Brasil, os bancos de sangue aqui do Reino Unido estão constantemente necessitando de novos doadores. Quando pensamos em transfusão de sangue a primeira coisa que nos vem à cabeça são acidentes, talvez por isso as doações aumentem após tragédias, como ataques terroristas. Porém, esquecemos que muitos doentes crônicos precisam de transfusões frequentes para sobreviver. De acordo com o site blood.co.uk são necessárias mais de 6.000 doações por dia para atingir as necessidades dos hospitais. Como podemos ajudar? Doando sangue!

Quem pode doar?

  • Homens e mulheres saudáveis entre 17 e 66 anos.
  • Pessoas entre 66 e 70 anos podem doar se já forem doadoras de longa data.
  • O doador deve pesar no mínimo 50kg.
  • Homens podem doar a cada 12 semanas e mulheres a cada 16 semanas.

Quem não pode doar?

  • Pessoas HIV positivo.
  • Pessoas com hepatite B ou C.
  • Pessoas infectadas pelo vírus HTLV
  • Pessoas que já tiveram sífilis
  • Pessoas que já fizeram uso de drogas injetáveis, mesmo que apenas uma vez.

Algumas restrições importantes:

  • Quem tem tatuagem ou piercing deve aguardar 4 meses da data que realizou o procedimento antes de poder doar.
  • Mulheres grávidas não devem doar sangue, porém após seis meses do nascimento do bebê estão liberadas para doação.
  • Pessoas vindas do Brasil devem cumprir um período de quarentena antes de poder doar sangue. Para pessoas vindas do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão (oeste), Mato Grosso do Norte, Pará (exceto Belém), Rondônia, Roraima e Tocantins o tempo de espera até poder doar é de 6 meses. Para o restante do Brasil o tempo de espera é de 4 semanas. Mesmo passado esse período é importante informar detalhes de sua viagem.

Como doar?

O processo é bem simples. Aqui vai um passo a passo de como doar:

  1. Veja se você pode ser um doador
  2. Encontre um horário aqui ou
  3. Registre-se online ou pelo telefone 0300 123 23 23
  4. Compareça ao local designado para a doação.

Local de coleta de doação de sangue

Antes da doação:

  • Hidrate-se!
  • Se alimente normalmente
  • Evite exercícios físicos extenuantes no dia da doação, antes e depois de doar sangue
  • Use roupas confortáveis e de fácil acesso ao seu braço
  • Durma bem, entre 7 e 9 horas, na noite anterior a doação.

Durante a doação:

  • Leve um livro, revista, música ou algo para se distrair
  • Se você sentir dor ou algum mal estar avise alguém da equipe
  • Você doará aproximadamente 470ml de sangue, o equivalente à um “pint”.

Depois da doação:

  • Mantenha o local pressionado por 30 minutos e o curativo no local por 6 horas.
  • Descanse um pouco após a doação
  • Coma e beba normalmente
  • Não pegue peso com o braço usado na doação.

Lembrando que você pode doar sangue ou seus componentes separadamente (plaquetas e plasmas).

Relato de quem já doou sangue mais de 10 vezes aqui!

Monaliza com seu cartão de doadora

Nossa leitora Monaliza Wohlers, que mora em Londres já faz mais de 8 anos, é doadora assídua e nos conta um pouco sobre sua experiência doando sangue aqui no Reino Unido.

Oi, eu sou a Monaliza e eu regularmente doo sangue no Reino Unido. 🙂

A primeira vez que eu doei foi em Julho 2014. Já faziam alguns anos que eu morava em Londres e queria dar algo de volta que fosse realmente fazer a diferença. E eu percebi que podia fazer isso doando sangue.

Eu procurei saber e fui no centro de doação que fica no centro de Londres perto da estação de Oxford Circus. Me registrei como doadora de sangue e doei. Desde então eu só perdi uma doação porque eu decidi doar no Brasil enquanto estava de férias.

Por lei só se pode doar a cada 16 semanas (mulheres), então mesmo querendo doar antes, eles não deixam. Até hoje eu já doei 12 vezes. A mais recente foi no final de maio desse ano e eu só posso doar de novo na metade de agosto agora.

Aplicativo para agendar suas doações

Tem um app chamado NHSGiveBlood que eu marco o para ir doar e sei quando eu posso doar novamente e lá mostra quantas vezes eu já doei e onde eu doei. Se eu marco até duas semanas antes da data liberada, eles mandam o formulário de perguntas que se deve responder, e me salva uns minutos quando chego no local de doação.

Assim que você chega no local de doação, se você tem hora marcada, a pessoa na recepção te dá o formulário (ou pega o seu formulário já preenchido) e diz que você tem que beber um copo de água enquanto aguarda te chamarem. Você pode beber água gelada ou natural ou pode acrescentar um saborzinho com os sucos que tem lá. Também tem frutas caso você queira comer antes de doar.

Depois de um certo tempo uma pessoa te chama numa salinha onde conversam com você sobre as suas respostas e também medem o nível de ferro no seu sangue. Se você não tiver uma certa contagem de ferro no sangue você não pode doar.

Para ver isso eles usam aquele aparelhinho para furar o seu dedo do meio só para tirar uma gotinha. Eles coletam um pouquinho e pingam em um tubo com um líquido azul. (Na verdade na mesa tem dois líquidos. Um azul e um verde. O meu sempre pingam no azul, pode ser que seja porque eu sou mulher. Nunca perguntei mas vou perguntar na próxima vez.) A sua gotinha de sangue tem que descer até o fundo do potinho, aí sim você pode doar.

Se a sua gotinha não descer eles tiram uma nova amostra e põe em uma máquina que gira bem rápido e deve fazer uma contagem mais exata do seu ferro. Se nessa máquina não mostrar 125 eles não deixam você doar.

Depois disso você vai para a parte de sentar na cadeira e doar o sangue.

Eles pedem para você sentar e confirmam o seu nome, data de nascimento e endereço. Preparam tudo e procuram a sua veia. Eles passam um gel antisséptico por 30 segundos e aí enfiam a agulha. Eles dizem várias vezes que se estiver doendo você pode falar. E te dão um papel mostrando exercícios para as pernas que ajudam na hora da doação e depois.

O tempo máximo que você tem para doar são 15 minutos. Nesse tempo você tem que encher com quase 500ml a bolsinha. Depois disso eles tiram a agulha e você tem que pressionar por um certo tempo. Então, colocam 2 “plasters” um que tem que ficar por um tempinho e o outro que tem que ficar por 6 horas.

Agradecimento pela doação

Em seguida você é acompanhado até a área em que você tem que comer e beber algo. Nesse tempo você tem que ficar com o braço de fora para eles verem se está sangrando e também para você dizer se está passando mal. Depois disso é só “continuar” com o seu dia.

Eles recomendam nada de sexo ou exercícios vigorosos naquele dia nem beber bebidas alcoólicas. É recomendado beber muitos líquidos.

Após doar um certo número de vezes, você recebe uns agradecimentos como um cartão de doar de cor diferente, um pin de roupa e até uma placa dizendo que você doou x vezes!

Não só isso, eles também mandam uma mensagem de texto dizendo que o seu sangue foi despachado para um certo hospital.

Eu me sinto bem doando sangue, me sinto como se eu pudesse ajudar alguém várias vezes.

Espero ver vocês lá doando sangue também.

 

Viram como é simples? Eu já me cadastrei e já vou agendar minha primeira doação. E vocês? Se você já doou nos conte sua experiência. Caso tenha ficado interessado cadastre-se também e nos conte como foi.

  por  

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of

@alemdobigben no instagram