Preparativos para a grande mudança

várias malas num cômodo da casa.

Então, sabe aquela música do Dorival Caymmi que diz assim: “Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim Gabriela, sempre Gabriela”? Se você se identifica com ela e detesta qualquer tipo de mudança, pare de ler agora! Esse post não é pra você. Mas se você, assim como eu e as outras integrantes deste blog, tem coragem suficiente para virar sua vida de ponta cabeça, seja bem-vindo!

Estrada para seu novo país

A decisão de mudar de país não é das mais fáceis de se tomar. Uma vez definido que é isso que você quer uma lista infinita de tarefas brota na sua frente. Independente do motivo pelo qual você decidiu se mudar (seja uma oportunidade de emprego, um curso que você decidiu fazer no exterior, ou porque resolveu realizar seu sonho de começar uma vida nova) existem vários obstáculos que você terá que ultrapassar antes de cruzar a linha de chegada. Eu estou na reta final desse processo de mudança e vou dar umas dicas das coisas que fiz. 😉

Primeiros passos

A primeira coisa que você deve decidir é o que fazer com seus bens pessoais. Se o seu apartamento é alugado procure ver quanto tempo ainda falta de contrato. Negocie com o proprietário a rescisão do contrato caso ainda falte muito para acabar. Se o seu apartamento é próprio decida se você vai alugar, deixar fechado ou emprestar para alguém. De qualquer maneira procure um cartório e deixe uma procuração para a pessoa de confiança. Essa pessoa pode cuidar desse assunto para você depois. Se você tem carro decida se vai vende-lo (o que é uma boa ideia, já que é uma graninha extra que vai pro seu bolso) e quando. No meu caso, eu vou precisar do meu carro até a véspera da viagem. Então, eu passei o carro para o nome do meu cunhado que vai vender e mandar o dinheiro.

Burocracias

Outro detalhe importante são as contas em bancos aqui no Brasil. Não compensa ficar pagando tarifa bancária aqui no Brasil morando no exterior. Mas se você ainda tem algum dinheiro para receber (como restituição do IR ou qualquer coisa do tipo) você precisa manter, pelo menos por algum tempo, a conta ativa. No meu caso, uma das contas que eu tinha com o meu marido não cobrava tarifa. Decidimos deixar ela aberta para qualquer eventualidade. Além disso, não se esqueça de entrar em contato com as operadoras de luz, gás, água, telefone e internet para cancelar ou mudar a titularidade do serviço.

Passaporte, livro e outros documentos

Documentos

Vale a pena reservar um tempinho para ver se todos seus documentos estão em dia e corretos. Claro que o passaporte é o mais importante. Mas é interessante conferir se está tudo certo com o seu CPF (só entrar no site da Receita Federal). Aproveite e verifique seu título de eleitor (super fácil também, só entrar no site do TSE). Caso você tenha Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e você queira dirigir na Inglaterra antes de solicitar a carteira inglesa, você pode solicitar a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Ela tem a mesma validade da sua CNH e você agenda pelo site  do DETRAN.

Últimos detalhes

Aí fica a pergunta: O que levar? Eu decidi levar só roupas, sapatos e outros itens de uso pessoal. Alguns itens de valor emocional (como meu álbum de casamento, por exemplo) vou pedir para minha mãe levar quando ela for me visitar. O que ficar será doado, mas você pode organizar um bazar ($$). Também vou levar a minha filha felina, mas como ela ainda está no período de quarentena ela só vai poder ir depois (aguardem um post sobre o assunto).

Por fim, tire um tempo para se despedir da família e dos amigos. Prepare-se para as novas experiências que a vida está prestes a te oferecer. Para mim falta menos de duas semanas. Em breve mando mais notícias da Terra da Rainha!!

amigas passeando

  por  

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Fernanda SantarelliMariana Autran Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Mariana Autran
Visitante

Ótimaa dicas, Fernanda!

@alemdobigben no instagram