Doação de Cabelo – Dia mundial do combate ao câncer

Mulher segurando mecha de cabelo

Oi, pessoal! Tudo bem? Sentiram falta de matéria ontem? Nós sempre postamos na sexta, mas deixamos o assunto para hoje porque o papo é sério. Hoje, dia 8 de abril, é o dia mundial do combate ao câncer. Sabemos que essa doença atinge homens, mulheres, adultos, idosos e até crianças. Todo mundo conhece alguém que ganhou ou perdeu a luta contra o câncer. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), não só no Brasil como em países desenvolvidos o Câncer é a maior causa de morte por doença entre crianças e jovens de 1 a 19 anos. Estima-se que no Brasil ocorrerão 12.600 novos casos da doença entre crianças e adolescentes no ano de 2017.

logo do INCA

O que podemos fazer?

Existem várias maneiras de ajudar. Você pode contribuir financeiramente com alguma instituição de apoio ao doente, Você pode ser doador de medula óssea, você pode ser voluntário em algum projeto e você pode doar seu cabelo.  A doação de cabelo lida diretamente com a auto estima de quem está enfrentando essa batalha. Foi pensando nisso que resolvi cortar minhas madeixas para ajudar a colocar um sorriso no rosto de uma criança.

 

Como surgiu a ideia

Eu nunca fui do tipo que sofria para cortar o cabelo, muito pelo contrário. Sempre curti muito a ideia de mudar o visual. Talvez por isso nunca tinha deixado o cabelo ficar gigante. Alguns anos atrás eu estava com o cabelo relativamente comprido e resolvi cortar. Nem passou pela minha cabeça que aquele cabelo poderia servir para alguma coisa, até que semanas depois vi uma foto de uma criança super feliz por estar recebendo uma peruca. Meu coração se partiu. Fiquei muito triste de não ter aproveitado a oportunidade para doar meu próprio cabelo. Decisão tomada: A partir daquele dia eu ia deixar o meu cabelo crescer o máximo possível e doar para que mais uma criança pudesse encarar, com cabelo, a luta contra o câncer.

 

O Corte

Finalmente, com a decisão tomada e com o cabelo no limite (da minha paciência) eu resolvi cortar. Morando em Londres a menos de um mês eu precisava de indicações de com quem cortar os cabelos. Foi então que surgiu o Neandro! Eu já adorava e admirava o trabalho dele pelo Instagram, mas não o conhecia pessoalmente. Uma amiga em comum comentou com ele que eu iria doar o cabelo e ele, muito gentilmente, doou o tempo e a expertise. Não pude acreditar!! Imagina um Hair Designer super conceituado e com uma vasta experiência se dispor a me ajudar assim. Eu não poderia ficar mais feliz. Nós até fizemos um vídeo dele cortando meu cabelo e dando várias dicas. Aliás, com as dicas dele daria para escrever uma outra matéria só falando de cabelo. O resultado final ficou incrível!!

A doação de cabelo

Mas e o cabelo que vai ser doado? Então, cada instituição tem uns quesitos diferentes com relação a tamanho e como o cabelo deve ser enviado. De maneira geral todas pedem que o cabelo esteja limpo e seco. Eu escolhi doar para a instituição Cabelegria que tem um banco de perucas que são doadas para crianças. No site deles têm todos os detalhes de como proceder para fazer a doação, mas vou esclarecer aqui as dúvidas mais comuns.

  • Pode doar quem tem química ou tinta no cabelo. Então, se seu cabelo é colorido ou tem algum tipo de química pode doar tranquilamente. A única ressalva é de não fazer química poucos dias antes de doar para não ficar com cheiro no cabelo.
  • O tamanho mínimo (se você for doar para o Cabelegria) é 20cm, pois eles perdem 5cm de cabelo na confecção da peruca. O meu estava tão grande que consegui doar 40cm. Existem outras instituições que aceitam menos.
  • O cabelo deve ser enviado limpo e seco, mas sem escova e chapinha. Para a Cabelegria eles pedem que amarre uma das pontas com elástico e coloque a mecha num saco plástico.
  • O cabelo pode ser repicado, contanto que a menor mecha tenha 20cm. E cabelos crespos e cacheados são super bem vindos. Eles também devem seguir o padrão de 20cm (enrolados ou esticados).
  • Não tem como saber em qual peruca seu cabelo foi usado e nem para qual criança foi a peruca com o seu cabelo, mas o Cabelegria gera um certificado comprovando sua doação. Quando o meu chegar eu mostro nas redes sociais do Blog.

Mecha pronta para ser enviada

Agora é com você!

Ficou com vontade de ajudar? Se você estiver com o cabelo estilo Rapunzel e quiser doar é só seguir essas recomendações e enviar suas madeixas e seus dados pessoais (Nome completo, endereço, CEP e CPF) para o Cabelegria:

A/C Cabelegria
Caixa Postal – 75207
São Paulo/SP
CEP. 02415-972

Está em Londres e quer cortar seu cabelo para doar, ou quer apenas dar uma mudada no visual? Entre em contato com Neandro. Ele divide o tempo dele na ponte aérea mais chique do mundo. Então, se você não está na Terra da Rainha, mas quer cortar o cabelo com esse Hair Designer maravilho dê uma olhada porque ele também atende no Rio de Janeiro e, quem sabe, em outros lugares do Brasil.

Eu e Neandro curtindo o novo visual

Não tem cabelão? Sem problema! O Cabelegria recebe doações em dinheiro. É só clicar aqui e ajudar essa instituição maravilhosa.

Em breve colocarei aqui o vídeo do momento no qual me despedi de 40cm de cabelo.

Espero que esse post tenha motivado todos vocês a participarem dessa luta de alguma forma. Mandem fotos, relatos e até mesmo vídeos para nós. Visitem nossa página no Facebook e nos sigam no Instagram. Se você resolver doar o cabelo ou se envolver nessa causa de alguma forma poste no Instagram com a #alemdobigben.

  por  

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Fernanda SantarelliMariana Autran Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Mariana Autran
Visitante

Parabéns pela ação!!! E ficou linda!!!

@alemdobigben no instagram