Olá, pessoal! Sabe aquela frase “algumas pessoas tem medo da mudança, eu tenho medo que as coisas nunca mudem”? Às vezes a gente simplesmente não se encaixa mais em um determinado lugar e é hora de abrir as asas e voar para mais longe. Vida nova, novos ares, novos rumos, novas experiências, novos amigos. Um recomeço de vida.
Quantas vezes você já se pegou pensando em mudar de país? E o que te impede de realizar esse sonho?
Recentemente completamos um ano morando em Londres e vou compartilhar com vocês quais foram as maiores mudanças que vivi desde que decidimos mudar de país.
Por mais que você se ache preparado, resolver abandonar tudo não é fácil. Decidir mudar de país é mais difícil ainda e vivenciamos muitas dúvidas e inseguranças. Por onde começar? E o idioma, a adaptação, o clima, a cultura? E se minha filha não se adaptar na escola?
Calma, respira. E vai se organizando aos poucos, esta é a sua nova realidade.
Morar fora é uma experiência única e incrível. Recomeçar do zero é um desafio que vai sendo superado pouco a pouco. O que mudou na minha vida em Londres? Absolutamente tudo.
Começando pelos amigos, as pessoas que estão longe da sua pátria amada acabam firmando novas e verdadeiras amizades – estamos todos no mesmo barco. Tudo é diferente, o supermercado não tem legenda, você está vendo uma lata e simplesmente não entende o que tem dentro. Um salve para o Google tradutor nestas horas. Você vai atravessar a rua e os carros estão vindo do lado “errado”, o ônibus não tem catraca, são tantas linhas de metrô, qual é a minha estação mesmo?
Não tenha medo do idioma, as pessoas falam mais devagar quando percebem que você não entendeu. Não, os ingleses não são frios. São gentis, simpáticos e prestativos. As crianças são mais crianças, as mães são mais sossegadas.
E o clima? Sair de um país tropical e vir para o hemisfério norte tem as suas diferenças. Quando é verão o sol nasce às 04:30 e se põe às 22:00 e em compensação no inverno amanhece às 08:00 e anoitece às 16, mas a gente sobrevive. Percebi que aquele frio que eu achava que sentia em Porto Alegre não era tão frio assim. Aqui tem mais trabalho (muitas vezes pesado) e em contrapartida mais lazer e qualidade de vida.
Todos sabemos que a Inglaterra não é exatamente famosa pela culinária, mas você só vai acreditar quando estiver aqui. Dá-lhe pimenta e curry! Dependendo do lugar, a comida é ruim apesar da grande variedade de coisas disponíveis no supermercado. Em compensação você vai comer uma grande quantidade de coisas que não eram tão acessíveis no Brasil como frutas e vegetais orgânicos, castanhas, uma grande variedade de cogumelos, queijos, chocolates, leites vegetais que custavam uma fortuna. Vamos nos adaptando aos poucos, descobrindo os lugares que vendem paçoquinha e goiabada. Mas uma coisa não posso negar, os melhores doces e cervejas eu provei aqui.
O encantamento pela família real é admirável, a educação das pessoas nas ruas, a pontualidade dos metrôs e ônibus surpreendem. O respeito pelos professores na escola onde ninguém levanta a voz, interrompe ou fala atravessado com seu professor – as crianças não aprendem apenas conteúdo, mas também aprendem valores.
Matar a saudade da família pelo Skype é rotina, acompanhar o nascimento do seu sobrinho por fotos, ver de longe o quanto seus afilhados cresceram e como a sua melhor amiga está mais bonita, mas também ver o quanto seus pais sentem a sua falta e seguram as lágrimas quando finaliza a ligação. Ganhamos coisas, perdemos tantas outras.
Aquela viagem que você não faria se morasse no Brasil ficou mais fácil, e você escolhe postar os melhores momentos para que o coração de quem te acompanha de longe fique sossegado.
O que mudou na minha vida em um ano de Londres? Tudo, mas quer saber? Nunca fui tão feliz em todos estes anos!
Deixo um conselho para quem tem vontade de mudar: você não saberá como é se não tentar.
“Que você floresça onde a vida te plantar ” ❤️
Tati querida ! Estou tão feliz por vocês! Aqui vejo as novas oportunidades aí, principalmente pra Gigi ! Como eu gostaria de proporcionar o mesmo pra minha Rafa ! Mas meu marido é extremo “bairrista” e não se desprende! Acredite, vocês estão no caminho certo, já nossa Pátria… Muito a fazer aqui, para resolver tantos problemas. Desejo muuuuuita felicidade e prosperidade a toda a família Além do Big Bem !! Saudades !!! 😘😘😘😘😘
Simone meu amor ♥️ quantas saudades!
Acredita que eu era a apegada e não pensava em vir? São tantos dilemas, não é fácil largar tudo e deixar uma vida para trás, mudar de país, de clima, de idioma, desapegar de tudo e colocar uma vida em duas malas e entrar no avião.
Mas no final dá tudo certo!
Nada me traria mais alegria do que vocês morando aqui, mas por enquanto me contento com uma visita.
Pensa com carinho! Saudades sem fim, a Rafa está linda demais! ♥️
Beijo no coração de vocês!
Nossa Tati, como o seu post me trouxe acalento! Meu marido esta indo para Londres segunda feira (23/07) e eu e os meus meninos vamos em fevereiro e apesar de estar determinada, feliz e empolgada com essa mudança, muitas vezes bate a insegurança e o medo, principalmente porque não falo a língua (estou estudando por conta própria) e para completar tem muita gente que fala que não vai dar certo, que a cultura é muito diferente, que não vamos nos adaptar, que os ingleses são frios e bla..bla..bla Eu estava em um momento muito apreensiva e Deus é tão bom… Read more »
Erika querida! Você nem imagina como estou feliz lendo a sua mensagem ♥️
É tão difícil largar tudo e vir de peito aberto né?
Fique tranquila quanto à adaptação, eu tenho certeza que você vai tirar de letra tudo isso! Tenho muitas amigas que não falam inglês e estão aqui há mais de ano, pergunta se alguém pensa em voltar? Ninguém.
Que Deus os acompanhe nesta jornada, desejo tudo de melhor neste caminho novo que vocês estão trilhando!
E se eu puder ajudar em alguma coisa me fala tá?
Vai nos contando como estão os preparativos!
Já deu certo! 🍀♥️
Obrigada Tati! Com certeza vou precisar de ajuda e muitas dúvidas ainda surgirão e não hesitarei em pedir ajuda!♥♥♥
Tati, Lindo texto e muito real! Segui seus passos e hoje estou aqui pertinho por sua causa!!!
Vc e meu exemplo de coragem. Tenho muita admiração pela sua história.
bjo querida
A sorte foi minha de ter você por perto!
E em breve, mais perto ainda na família Além do Big Ben 🤗🎉♥️
Querida! Que lindo e real… Otimo Texto Tati.
Estou aqui pertinho pelas suas recomendações e experiencia. Muita admiração amiga!!!!
Nathy
Que lindo… <3 Sempre me encanto com suas palavras! Você é muito iluminada e tem uma família abençoada. Tudo só podia dar certo! Torcida e energia positiva gigantes né?!…
Que colham bons frutos… e "floresçam onde a vida os plantar.
Abraço apertado e bjinho estalado.
Que palavras mais lindas!
Um beijo no seu coração ♥️
Show!
Feliz que vc tenha gostado, Tati 😘♥️
Seu depoimento me encheu de coragem 🙂
Estou com uma oportunidade de transferência na empresa que trabalho de São Paulo para Londres e já sofrendo por antecipação caso a vaga dê certo… No meu caso, o sofrimento é um pouco maior pois minha filha mais velha e meu marido ainda ficam no Brasil ao menos por um tempo devido a trabalho e faculdade. Estou bem dividida no momento… ao mesmo tempo em que quero muito conseguir essa vaga, fico pensando em tudo que significa mudar pro outro lado do Atlântico com uma filha adolescente. Coração tá apertado…
Olá, Luciane! Que maravilha uma possibilidade de transferência para cá. Coração fica apertado mesmo, tudo o que nos tira da zona de conforto causa ansiedade. Meu marido também veio antes, fiquei 7 meses no Brasil sozinha com a filha antes de vir. Só posso te dizer que as coisas não acontecem por acaso e que talvez seja uma experiência maravilhosa para vocês e principalmente para a sua filha. E pense que você sempre poderá voltar se não gostar, mas talvez esta oportunidade passe e não apareça outra. Não é melhor tentar e ter a opção de voltar do que ficar… Read more »
Nossa suas palavras vieram direto ao meu coração… tenho andado numa angustia com a decisão de mudar para inglaterra… é tudo tão difícil, ainda mais pelos dois pequenos que dependem de mim. Obrigada por dividir suas experiencias. Beijo, Grace
Olá, Grace!
Fico feliz que dê alguma forma as palavras chegaram até você! Nada é por acaso viu?
É difícil largar tudo é dar um passo deste tamanho mas vou te dizer que vale muito a pena.
Principalmente pelos seus pequenos, vc não imagina a diferença da qualidade de vida para as crianças aqui.
Te entendo muito, também sou mãe e nem por um momento me arrependi de ter vindo!
Espero que a angústia vire força e que vc decida no seu coração o que é melhor para vocês.
Vai me contando como estão as coisas se você decidir vir!