A experiência de mudar de país

Família Além do Big Ben
Família Além do Big Ben

Olá, pessoal!  Sabe aquela frase “algumas pessoas tem medo da mudança, eu tenho medo que as coisas nunca mudem”?  Às vezes a gente simplesmente não se encaixa mais em um determinado lugar e é hora de abrir as asas e voar para mais longe. Vida nova, novos ares, novos rumos, novas experiências, novos amigos. Um recomeço de vida. 

Quantas vezes você já se pegou pensando em mudar de país? E o que te impede de realizar esse sonho? 

Recentemente completamos um ano morando em Londres e vou compartilhar com vocês quais foram as maiores mudanças que vivi desde que decidimos mudar de país.

Por mais que você se ache preparado, resolver abandonar tudo não é fácil.  Decidir mudar de país é mais difícil ainda e vivenciamos muitas dúvidas e inseguranças. Por onde começar? E o idioma, a adaptação, o clima, a cultura? E se minha filha não se adaptar na escola? 

Calma, respira. E vai se organizando aos poucos, esta é a sua nova realidade.

Morar fora é uma experiência única e incrível. Recomeçar do zero é um desafio que vai sendo superado pouco a pouco. O que mudou na minha vida em Londres? Absolutamente tudo. 

Começando pelos amigos, as pessoas que estão longe da sua pátria amada acabam firmando novas e verdadeiras amizades – estamos todos no mesmo barco. Tudo é diferente, o supermercado não tem legenda, você está vendo uma lata e simplesmente não entende o que tem dentro. Um salve para o Google tradutor nestas horas. Você vai atravessar a rua e os carros estão vindo do lado “errado”, o ônibus não tem catraca, são tantas linhas de metrô, qual é a minha estação mesmo? 

Não tenha medo do idioma, as pessoas falam mais devagar quando percebem que você não entendeu. Não, os ingleses não são frios. São gentis, simpáticos e prestativos. As crianças são mais crianças, as mães são mais sossegadas.

E o clima? Sair de um país tropical e vir para o hemisfério norte tem as suas diferenças. Quando é verão o sol nasce às 04:30 e se põe às 22:00 e em compensação no inverno amanhece às 08:00 e anoitece às 16, mas a gente sobrevive. Percebi que aquele frio que eu achava que sentia em Porto Alegre não era tão frio assim. Aqui tem mais trabalho (muitas vezes pesado) e em contrapartida mais lazer e qualidade de vida.

Todos sabemos que a Inglaterra não é exatamente famosa pela culinária, mas você só vai acreditar quando estiver aqui. Dá-lhe pimenta e curry! Dependendo do lugar, a comida é ruim apesar da grande variedade de coisas disponíveis no supermercado. Em compensação você vai comer uma grande quantidade de coisas que não eram tão acessíveis no Brasil como frutas e vegetais orgânicos, castanhas, uma grande variedade de cogumelos, queijos, chocolates, leites vegetais que custavam uma fortuna. Vamos nos adaptando aos poucos, descobrindo os lugares que vendem paçoquinha e goiabada. Mas uma coisa não posso negar, os melhores doces e cervejas eu provei aqui. 

O encantamento pela família real é admirável, a educação das pessoas nas ruas, a pontualidade dos metrôs e ônibus surpreendem. O respeito pelos professores na escola onde ninguém levanta a voz, interrompe ou fala atravessado com seu professor – as crianças não aprendem apenas conteúdo, mas também aprendem valores. 

Matar a saudade da família pelo Skype é rotina, acompanhar o nascimento do seu sobrinho por fotos, ver de longe o quanto seus afilhados cresceram e como a sua melhor amiga está mais bonita, mas também ver o quanto seus pais sentem a sua falta e seguram as lágrimas quando finaliza a ligação. Ganhamos coisas, perdemos tantas outras. 

Aquela viagem que você não faria se morasse no Brasil ficou mais fácil, e você escolhe postar os melhores momentos para que o coração de quem te acompanha de longe fique sossegado. 

O que mudou na minha vida em um ano de Londres? Tudo, mas quer saber? Nunca fui tão feliz em todos estes anos!

Deixo um conselho para quem tem vontade de mudar: você não saberá como é se não tentar. 

“Que você floresça onde a vida te plantar ” ❤️

  por  

13
Deixe um comentário

avatar
7 Comment threads
6 Thread replies
6 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
Tati SoutoLucianeERIKA SALLES FIOROTTOTatiana Sartoricarolina Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Simone Tavares Loss de Oliveira
Visitante
Simone Tavares Loss de Oliveira

Tati querida ! Estou tão feliz por vocês! Aqui vejo as novas oportunidades aí, principalmente pra Gigi ! Como eu gostaria de proporcionar o mesmo pra minha Rafa ! Mas meu marido é extremo “bairrista” e não se desprende! Acredite, vocês estão no caminho certo, já nossa Pátria… Muito a fazer aqui, para resolver tantos problemas. Desejo muuuuuita felicidade e prosperidade a toda a família Além do Big Bem !! Saudades !!! 😘😘😘😘😘

Erika Salles Fiorotto
Visitante
Erika Salles Fiorotto

Nossa Tati, como o seu post me trouxe acalento! Meu marido esta indo para Londres segunda feira (23/07) e eu e os meus meninos vamos em fevereiro e apesar de estar determinada, feliz e empolgada com essa mudança, muitas vezes bate a insegurança e o medo, principalmente porque não falo a língua (estou estudando por conta própria) e para completar tem muita gente que fala que não vai dar certo, que a cultura é muito diferente, que não vamos nos adaptar, que os ingleses são frios e bla..bla..bla Eu estava em um momento muito apreensiva e Deus é tão bom… Read more »

Nathany Bergamasco
Editor

Tati, Lindo texto e muito real! Segui seus passos e hoje estou aqui pertinho por sua causa!!!
Vc e meu exemplo de coragem. Tenho muita admiração pela sua história.

bjo querida

Nathany Bergamasco
Editor

Querida! Que lindo e real… Otimo Texto Tati.
Estou aqui pertinho pelas suas recomendações e experiencia. Muita admiração amiga!!!!
Nathy

carolina
Visitante
carolina

Que lindo… <3 Sempre me encanto com suas palavras! Você é muito iluminada e tem uma família abençoada. Tudo só podia dar certo! Torcida e energia positiva gigantes né?!…
Que colham bons frutos… e "floresçam onde a vida os plantar.
Abraço apertado e bjinho estalado.

Tatiana Sartori
Visitante
Tatiana Sartori

Show!

Luciane
Visitante
Luciane

Seu depoimento me encheu de coragem 🙂
Estou com uma oportunidade de transferência na empresa que trabalho de São Paulo para Londres e já sofrendo por antecipação caso a vaga dê certo… No meu caso, o sofrimento é um pouco maior pois minha filha mais velha e meu marido ainda ficam no Brasil ao menos por um tempo devido a trabalho e faculdade. Estou bem dividida no momento… ao mesmo tempo em que quero muito conseguir essa vaga, fico pensando em tudo que significa mudar pro outro lado do Atlântico com uma filha adolescente. Coração tá apertado…