Como trazer seu animal de estimação para Inglaterra por conta própria

Oi, pessoal! O tema de hoje é um dos mais esperados por mim: Como trazer seu animal de estimação para Inglaterra por conta própria. Esse tema estava sendo tão esperado porque eu só poderia escrever sobre ele quando minha gatinha Lucy estivesse aqui. Agora que a família está completa eu vou contar todos os detalhes de como eu fiz para trazer minha gata para o Reino Unido.

Assim como a Tati Souto eu sou gateira assumida. Quando decidimos nos mudar para Londres sequer cogitamos a possibilidade de não trazer a Lucy conosco. Pedimos cotação de várias empresas que trabalham com transporte de animais e vimos que sairia muito caro. Começamos a pesquisar alternativas e vimos que muitas pessoas traziam os pets entrando na Europa por outros países, sendo o mais comum pela França. Essa opção tinha uma grande vantagem: A Lucy poderia viajar na cabine. Porém, alguém precisaria vir para a Europa para trazê-la. Como eu já estaria aqui na data que ela viria, minha mãe e meu padrasto a trouxeram.

Pronta pra viajar

 

Procedimentos pré-embarque

Os procedimentos não mudam muito de quem vai trazer o animal de estimação com uma empresa para quem vai trazer por conta própria. Todos devem:

– Colocar microchip;

– Tomar vacina antirrábica (O ideal é que o animal seja vacinado um mês depois de colocar o microchip. Esse intervalo de tempo não altera o resultado do exame, mas pode causar transtorno passando pelas imigrações.);

– Fazer exame de sorologia um mês após a tomar a vacina;

– Esperar 90 dias da data que o sangue foi tirado para fazer o exame de sorologia para que o animal possa viajar;

– ministrar remédio para vermes (no caso de cachorros);

– Solicitar ao veterinário responsável um Atestado de Saúde para o animal poder viajar.

 

Alguns detalhes importantes

Apesar da Tati já ter citado no post dela, vale lembrar que no Brasil apenas dois laboratórios são credenciados para fazer o exame de sorologia de acordo com o site do European Commission. Algumas clínicas já estão acostumadas a fazer o procedimento e elas mesmas se responsabilizam por entrar em contato com o laboratório. Uma amiga minha me recomendou uma clínica que fez todo o procedimento do pet dela e eu fui direto lá na Vet Care. Lá coloquei o microchip, vacinei e fiz o exame de sorologia.

Uma dica importante é pedir para o veterinário te dar um exemplo do atestado oficial para que você possa levar no Ministério da Agricultura uns dias antes da viagem. Dessa maneira ainda dá tempo de consertar caso tenha algum erro.

 

Bolsa de Transporte

O tamanho da bolsa de transporte varia de acordo com a companhia aérea. A Lucy veio de Air France e as medidas da bolsa não poderiam exceder 46 x 28 x 24 cm. O peso do animal (com a bolsa incluída) também não poderia exceder 8kg. Tive muita dificuldade de achar uma bolsa que não passasse essas medidas ou que não fosse pequena demais. Entrei em contato com a Air France que me garantiu que não teria problema se a bolsa excedesse poucos centímetros do limite, contanto que a bolsa não fosse rígida. Comprei na Pet Love o modelo que a Lucy usou. Achei o tamanho bom e a bolsa bem ventilada, e custou R$ 189,00. Existe uma tarifa de aproximadamente 200 dólares para o embarque do animal.

Bolsa de transporte

 

O Trajeto

O trajeto que eles fizeram foi:

Rio de Janeiro – Paris

Paris – Calais

Calais – Folkestone

Folkestone – Londres

 

Do Rio para Paris

Faltando poucos dias para a viagem meu padrasto foi no Ministério da Agricultura para certificar-se que todos os documentos estavam corretos. Lá eles recomendaram que fosse feito o passaporte da Lucy. Como ele é gratuito e feito na hora meu padrasto resolveu fazer mesmo sabendo que o passaporte só valeria na América do Sul. Com todos os documentos em mãos minha mãe, meu padrasto e a Lucy embarcaram no sábado rumo a Paris. Minha mãe levou ração e petisco para a Lucy ir comendo no caminho e um potinho para ela beber água. Ela também comprou uma coleira peitoral para a Lucy poder sair um pouco da bolsa de transporte sempre que possível. A equipe de comissários foi maravilhosa e permitiu que minha mãe deixasse a Lucy ficar no colo em alguns momentos da viagem. E minha gata se comportou muito bem a viagem toda e não incomodou ninguém.

Chegando no aeroporto de Paris eles passaram pela imigração e, apesar de eu ter feito toda a documentação necessária, não pediram nenhum documento da Lucy. Na verdade, eles mal olharam para ela.

Lucy aproveitando o voo

 

De Paris para Calais

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o motivo da viagem ser dividida em tantas etapas já que existe trem direto de Paris para Londres. Eu explico. A Eurostar, empresa de trem que faz a viagem direta entre Paris e Londres, não permite o transporte de animais em seus vagões. Sendo assim, a solução é pegar um trem da SNCF de Paris até Calais. A estação de trem é no próprio aeroporto Charles de Gaule e o preço da passagem varia de acordo com o horário e outras variáveis. Independente do horário que você vai pegar o trem você deve comprar a passagem de seu pet que custa 7 euros. A viagem até Calais foi tranquila e Lucy mais uma vez se comportou muito bem.

 

De Calais para Folkestone

Esse trecho é o mais complicado, pois só pode atravessar o Eurotúnel com animais se você estiver em carro particular. Entrei em contato com algumas empresas que fazem a travessia e fechei com a Folkestone Taxi. É cobrado o valor do serviço de travessia, que independe da quantidade de pessoas, e a taxa que se paga para atravessar o Eurotúnel. Dependendo do dia da semana ou do mês o valor da taxa pode variar. Minha gatinha chegou num domingo de muito movimento por conta do período de férias e a taxa de travessia foi um pouco mais cara do que a normal. Pagamos 223 libras pelo serviço de travessia mais a taxa do Eurotúnel.

O motorista pegou minha mãe, meu padrasto e a Lucy na estação de trem de Calais e foi com eles passar na imigração e no Pet Control. Primeiro eles passaram no Pet Control onde todos os documentos foram verificados e houve a verificação do microchip. Logo em seguida foram liberados para irem para a imigração, que fica em outro prédio. Após passarem pela imigração eles foram pra fila para travessia do túnel.

De maneira geral a travessia é rápida, mas no dia que eles chegaram houve problema no Eurotúnel nos dois sentidos, o que atrasou toda a viagem. O motorista que os buscou fez de tudo para chegar o mais rápido possível em Folkestone, mas o atraso acabou sendo grande. Por sorte a Lucy pode ficar fora da bolsa grande parte do tempo.

Na estação esperando o trem

 

De Folkestone para Londres

Aqui na Inglaterra não só é permitido como é muito comum pessoas passearem com seus animais de estimação utilizando o transporte público. Por isso o último trecho da viagem não teve custo extra para trazer a Lucy. Depois que o motorista os deixou na estação de Folkestone, minha mãe, meu padrasto e a Lucy pegaram um trem para St. Pancras onde eu e meu marido fomos encontrá-los. Os tickets podem ser comprados na hora ou online no site da Southeastern.

 

Lucy em Londres

Durante a viagem Lucy comeu bastante petisco e bebeu água. Apesar da bolsa de transporte estar forrada com um tapete higiênico ela não fez nenhuma necessidade durante o trajeto. Chegando em casa ela fez um reconhecimento geral, usou a caixinha e já se apoderou da nossa cama… Resumindo, já está mais do que adaptada.

Lucy na varanda de casa

Se você está pensando em trazer seu pet e ainda tem dúvidas deixe seu comentário que ajudaremos como pudermos. Se você, assim como nós, ama seu bichinho de estimação poste uma foto dele no Instagram com #alemdobigben

  por  

Deixe um comentário

41 Comentários em "Como trazer seu animal de estimação para Inglaterra por conta própria"

avatar
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Roberta
Visitante
Roberta

Oi Fernanda, tudo bem?
Em qual estação sua mãe desceu em Calais?
Sobre comprar a passagem do animal, você fez antecipado ou apenas na hora? Não estou encontrando. Opção no site.

Obrigada!

ABS
Roberta

Carla Lorenzatti Venturini
Visitante
Carla Lorenzatti Venturini

Oi Fernanda! Parabéns pelo relato, achei muito esclarecedor. Já venho pesquisando como trazer meu gato há algum tempo (a bolsa dele tá comprada e é exatamente a mesma que a tua! hehe) e agora estou de passagem comprada. Até voltei a cogitar o transporte via trem depois de ler a tua história. Só queria te perguntar duas coisas sobre a documentação. Tu deu alguma atenção pra esse certificate do site (https://www.gov.uk/government/publications/pet-travel-certificate-for-movement-of-dogs-cats-and-ferrets-from-third-countries) ou se preocupou apenas com o CZI? E esse documento novo que surgiu (https://www.gov.uk/government/publications/application-for-transfer-of-residence-tor-relief-tor01), tu chegou a usar?

Laura
Visitante

Olá, Fernanda.
Tava esperando muito por esse post. Mas você não falou a respeito dos valores… tem que pagar aquela mesma taxa da transportada como é por avião? A minha maior dúvida é nessa parte da transportadora, eu não sei quando tenho que pagar, se é aí no Brasil, ou logo que chega aqui. Abraço!

Bruna
Visitante

Olá Fernanda!! parabéns pelo post!! Em maio vou para Italia, ficarei 4 meses por la, e pretendo me mudar para Inglaterra. Pensei em ir de carro alugado de Paris a Londres. é possível fazer esse trajeto? Queria evitar o maximo deixar minha cachorra sozinha, pois ela é maior do que o permitido nas cabines 🙁 do Brasil à Italia já terei que coloca-lá no porão, por sorte o voo é direto. Eu e meu marido estamos estudando essa possibilidade de alugar um carro, gostaria de saber se é possível e se atravessar de tunel ou balsa é tranquilo!! obrigada!!!

Joana dos Santos
Admin

Olá Bruna, não sei te informar como funciona na balsa, porém sei que você pode sim trazer sua cachorra no carro através do Eurotunnel. A gatinha da Fernanda cruzou o túnel de táxi e foi super tranquilo. Qualquer outra dúvida nos escreva novamente.

Jair
Visitante

Olá Bruna. Estive pesquisando para levar meu pet para Inglaterra-via outro pais da europa-e encontrei este sitehttps://www.stenaline.nl/en-GB-nl/england onde há cabines para os pets, então, acho que não há necessidade de alugar carro. Eu vou em julho para Berlin por um mês, vou ficar em Paris por um mês e depois para Londres. Boa sorte!

Bethania Mendes
Visitante
Bethania Mendes

Olá, muito obrigada pelo post!
Por favor, gostaria de saber se há alguma taxa para se ter gatos no Reino Unido. Sei que há taxas para se ter cães, mas não descobri nada sobre gatos. Tenho dois gatos e gostaria de levá-los, pois não vivo sem eles. Muito obrigada 😊

Tati Souto
Editor

Olá, Bethania!
Eu tenho 2 gatos aqui e não pago taxa, paguei o ToR (Transfer of Residence) deles quando os trouxe (fiz um post sobre a vinda deles, contratei uma empresa para trazê-los) e foi em torno de £50.
Nossos gatinhos fazem parte da família também, que lindo da sua parte querer trazê-los com você!
Espero de coração que dê tudo certo, vai nos contando tudo e se tiver dúvidas entre em contato tá?
Boa sorte!

Yasmim Ruy
Visitante
Yasmim Ruy

Oi Fernanda, tudo bem?

Vou passar uma temporada com a minha familia em Londres. Minha mãe é casada com Ingles, e tenho dois siblings aí. POis bem, tenho uma gata e gostaria de levá-la comigo. Você acha que o fato de eu ir como turista pode impedir que eu a leve? E caso outra pessoa a leve pra mim (tenho familiares indo um mes apos minha partida)?
Muito obrigada pelo post, tudo que tenho pesquisado tem orientado contratar assessoria e, convenhamos, acaba encarecendo mto..

Obrigada 🙂

Tati Souto
Editor
Olá, Yasmim! Eu também trouxe meus gatinhos (fiz um post sobre a ida deles, acabei contratando uma empresa) e concordo com você que encarece muito! Na verdade é bem burocrático trazer animais para cá, se você vier de avião os animais infelizmente só podem entrar na Inglaterra como carga. A não ser que você entre via terrestre, não tem jeito. Sobre trazer como turista, não sei se é possível pois quando eu preenchi o ToR (Transfer of Residence) eles pediram meu visto. Quando desembarcam no aeroporto eles checam toda a documentação, microchip, vacinas, atestado do veterinário e mais a papelada… Read more »
Yasmim Ruy
Visitante
Yasmim Ruy
Oi Tati, tudo bem? Então, pensei melhor e no caso agora por conta do tempo de quarentena, a Katarina iria no como carga viva, no mesmo voo que a minha tia. A documentação dela será feita toda em nome da minha mãe que tem Indefinite, mora lá a mais de 10 anos. Minha tia só está com medo da imigração a barrar porque ela vai com a família de férias e acha que eles podem entender que ela está indo pra ficar…Só que na realidade, como ela levaria para uma cidadã que mora lá. Creio que assim não haveria problemas… Read more »
Yasmim Ruy
Visitante
Yasmim Ruy

Ah, minha tia vai no vôo direto da TAM.
🙂

Rogerio
Visitante
Rogerio

Oi Fernanda, boa tarde! Muito bom o seu post, mas fiquei com algumas duvidas, não sei se poderá me esclarecer. Moro em Roma e estou de mudança para Londres e como vamos de carro estou na duvida de como transportar nossa filhota Beagle, ela terá 1 ano na data da viagem. vi em outros posts que não pode entrar no Reino Unido com animais em carros ou trem, somente como carga aerea. Pois nossa ideia é ir de carro até Londres, e iriamos cruzar em Calais. Obrigado!

Joana dos Santos
Admin

Olá Rogerio! No trem que cruza da França para a Inglaterra você não pode trazer animais mas, você pode sim trazer no carro. A Lucy, gatinha da Fernanda, entrou no Reino Unido de táxi, conforme ela explica no post. Qualquer outra dúvida só entrar em contato! (:

Ana
Visitante

Quanto tempo de viagem de Paris até Calais?

Joana dos Santos
Admin

Olá Ana! Existem muitas opções de trem até lá. Os trens diretos levam aproximadamente 2h.

Ana
Visitante

Olá , muito bem explicado
Pretendo ir com minha cachorrinha a turismo para londres desta forma , turista pode passar pelo eurotunnel ou só quem tem visto de estudante ou trabalho ?

Joana dos Santos
Admin

Olá Ana! Qualquer pessoa pode passar pelo Eurotunnel, funciona da mesma maneira que se você chegasse no Reino Unido de avião.

Jair
Visitante

Cara, que massa! A Lucy é linda! Era isto que eu procurava na internet. Soube de pessoas que foram por Portugal, mas tiveram que pegar um avião até Londres. Outra opção que vi, foi por Amsterdam. Vc pode ir de ferry onde os pets ficam nas cabines. Mas eu queria mesmo ir pela França, mas não sabia se meu pet teria que fazer alguns documentos na França antes de embarcar para Londres. Legal. Meu pet já está com tudo pronto e embarcaremos em Julho.
Obrigado pela grande ajuda. Com certeza vcs estão ajudando muitas pessoa.

Jair
Visitante

Olá galera.Tenho uma dúvida. Vou levar meu pet para Inglaterra via França, mas não tenho ninguém me esperando lá. No entanto, tenho cidadania Italiano e morei muitos anos em Londres, mas minha residencia já expirou. Eu teria que ser residente no país ou somente com o passaporte europeu eu poderia entrar sem problemas? Obrigado pessoal! Boa sorte a todos! JR

Joana dos Santos
Admin

Olá Jair! Com o passaporte europeu você pode entrar no Reino Unido sem nenhum problema, mesmo com seu pet.

Jair
Visitante

Valeu, obrigado.

Amanda
Visitante
Amanda

Olá pessoal. Pretendo me mudar pra Londres em Agosto e levar meus dois gatinhos. Indo pela França, não há complicações na hora de entrar no UK pelo fato de os documentos deles serem brasileiros? Será que eles não percebem que estamos tentando dar uma volta no sistema? Obrigada desde já pelo esclarecimento.

Joana dos Santos
Admin

Olá Amanda, não há problema nenhum em entrar pela França, desde que você tenha a documentação completa. Qualquer outra dúvida, nos escreva novamente.

Amanda
Visitante
Amanda

Fernanda, o único motivo que te fez levar a Lucy por Paris foi o fato de ela não poder viajar na cabine? É muito mais custoso levar direto pra Londres? Abs.

Joana dos Santos
Admin

Sim, Amanda. A Fernanda não queria que a Lucy passasse pelo stress e desconforto de viajar sozinha como carga. Você pode ler o post da Tati, onde ela conta todo o processo de trazer os gatinhos dela direto pra Londres. Confira aqui: http://alemdobigben.com/mudanca/como-levar-seu-animal-de-estimacao-para-inglaterra-contratando-uma-empresa/

Felipe
Visitante
Felipe

O pet estava no seu nome? Precisaram apresentar algum tipo de procuraçao na hora do pet control?

Joana dos Santos
Admin

Olá Felipe,

no caso da Fernanda toda a documentação estava no nome dela. Apenas o passaporte da Lucy, que é um documento opcional, foi emitido no nome da mãe da Fernanda. Ela não precisou apresentar nenhuma procuração.

Debora
Visitante
Debora

Eu Moro em Londres e tenho duas cadelas e uma gata para trazer com meus Pais. Estou desesperada pois nao quero que elas parem na imigracao . Me ajude

Joana dos Santos
Admin

Olá Debora,

se você seguir o procedimento que a Fernanda explica no post não encontrará nenhum problema em trazer seus bichinhos. Boa sorte!

jair
Visitante

Olá Joana, vc pode contratar uma empresa que fará tudo pra vc. Eu contratei e estou satisfeito, agora é só esperar pra embarcar em Julho. Se vc quizer eu passo os dados deles.

Roberta
Visitante
Roberta

Oi Fernanda, tudo bem?
Vou levar meus gatos comigo para Londres, pois vou estudar por 10 meses.
Qual foi o tempo total da viagem dos seus pais, saindo do Rio ate chegada em Londres?

Obrigada!!

Bjs

Joana dos Santos
Admin

Olá Roberta,

o tempo total da viagem é entre 18 e 20h.

Qualque routra dúvida, nos escreva novamente.

Roberta
Visitante
Roberta

Oi Fernanda, tudo bem?
Primeiramente obrigada, pois seu post está me ajudando no percurso de Paris a londres com meus dois gatos. Tbm sou gateira e jamais deixaria meus bichanos nesse período de estudos em Londres.
Tenho uma dúvida no Pré Embarque. Após ter o exame de sorologia em mãos, qual a ordem dos demais procedimentos, remédio verme, atestado médico e CZI?

Obrigada
Abs,

Joana dos Santos
Admin

Olá Roberta,

primeiramente, peço desculpas pela demora em responder.

Nesse post da Tati, sobre como trazer os animais através de uma empresa, ela detalha todos os procedimentos, dê uma olhada: http://alemdobigben.com/mudanca/como-levar-seu-animal-de-estimacao-para-inglaterra-contratando-uma-empresa/

Qualquer outra dúvida, nos escreva novamente.

Pablo Gomes Massih
Visitante
Pablo Gomes Massih

Oi bom dia! Quero levar minha cachorrinha pequena para Inglaterra, por favor me deêm dicas. Obrigado e feliz Sexta feira Santa.

Tati Souto
Editor

Olá, Pablo!
Temos dois posts contando nossas experiências, eu trouxe meus gatos contratando uma empresa e a Nanda Santarelli trouxe por conta própria.
Dá uma olhada, espero que as dicas te ajudem!
Boa sorte!

jair
Visitante

Olá Fernanda. Obrigado pelo seu relato, pois está me ajudando muito. Vou levar meu gato, Mino de 8 anos para Londres via Calais- Folkestone como você fez. Está tudo pronto e esta semana vou comprar o bilhete Para Paris.

Obrigado, tudo de bom e gratidão pelo blog.

Jair

jair
Visitante

Lendo o comentário da Carla, o agente que está fazendo todos os papéis para meu gato ir para UK via Paris, me recomendou que eu fizesse o passaporte dele assim que chegasse em Paris, mas acho que não vou fazer, pois a Fernanda parece não ter feito.

Alguma dica de alguém?

Obrigado

Jair

@alemdobigben no instagram