Como abrir uma conta bancária no Reino Unido

cartões

Olá, pessoal!! Hoje vou falar pra vocês de um assunto relativamente simples, mas que acaba complicando a vida de muitos recém chegados no Reino Unido: como abrir uma conta bancária.

A primeira coisa que você deve fazer é pesquisar os tipos de conta, taxas, etc e escolher o seu banco. Os maiores bancos daqui são: HSBC, Lloyds, RBS e Barclays. Todos eles têm pelo menos uma modalidade de conta gratuita e diversos outros tipos de conta que, dependendo da sua renda fixa, além de ser de graça você ganha algum benefício. É importante lembrar que aqui cartão de crédito e de débito são separados então você não é obrigado a ter os dois no mesmo banco.

Sempre vale a pena pesquisar também as taxas para uso no exterior e saque. Como o Reino Unido não utiliza o Euro, sempre que você for para qualquer outro país da Europa será cobrado um valor por “non-sterling transactions”, ou seja, transações que não são em Libra.

Aqui em casa nós optamos pelo Lloyds e pela conta Club Lloyds na qual, se você recebe a partir £1500 mensais, há insenção de taxas e temos direito a 6 ingressos de cinema por ano ou uma assinatura de um clube de descontos em restaurantes e bares.

Além dos grandes bancos você sempre pode optar pelos bancos digitais, que não têm agência física e você controla tudo por um aplocativo. No Reino Unido são os seguintes: Starling, Atom, iam, Fidor, Loot e Pockit.

Documentos necessários:

Em todos os bancos você precisará fornecer um comprovante de identidade (“proof of identity”) e um comprovante de residência (“proof of address”).

Documentos aceitos para comprovação de identidade:

  • Passaporte
  • Carteira de motorista de país membro da União Européia
  • Carteira de identidade da UE

Se você não for cidadão europeu também deve apresentar seu visto ou permissão de residência.

Documentos aceitos para compravação de endereço:

  • Tenancy agreement (contrato de aluguel)
  • Carta do Council
  • Conta de gás, luz ou água, de até 3 meses

Se você for estudante residindo no alojamento da universidade pode pedir para a escola um documento afirmando que você está morando lá. Caso você esteja alugando apenas um quarto em uma casa e não tiver contrato ou contas no seu nome, você pode pedir ao Jobcentre Plus uma carta confirmando seu Insurance Number e nela virá seu endereço e então poderá ser usada com comprovante.

Até aqui parece tudo muito simples. O problema é que assim que você chega você não tem nada disso e a maioria das imobiliárias pede para que você pague seu depósito através de uma transferência bancária e não aceitam receber de nenhuma outra maneira. Então muitas vezes você acaba entrando em um ciclo onde para abrir uma conta no banco você precisa ter um endereço e para conseguir alugar uma casa você precisa ter uma conta no banco! E sem endereço você também não consegue fazer seu Insurance Number, que seria a outra opção para comprovar, pois para nenhuma dessas coisas é aceito um endereço de hotel ou albergue.

Existem algumas maneiras de resolver este problema, caso você já tenha um amigo ou parente morando aqui você pode pedir para ele um comprovante de residência e uma carta dizendo que você está morando com ele. Mas fique ciente que isso nem sempre funciona, meu marido tentou abrir uma conta no Barclays e não aceitaram. Você talvez tenha que tentar diferentes bancos ou agências para conseguir. Você também pode pedir para usar o endereço dessa pessoa para aplicar para o Insurance Number, como para isso não é necessário comprovar seu endereço, essa é uma maneira bem fácil. Caso você não saiba como pedir seu Insurance Number, dê uma olhada neste post aqui do nosso blog onde a Fernanda explica o passo a passo.
A última opção é pedir, caso sua mobiliária aceite, que esse seu amigo ou parente faça a transferência do depósito para a imobiliária e então você em seguida terá seu contrato de aluguel.

Caso você não possa contar com a ajuda de ninguém, a melhor maneira é deixar o dinheiro do depósito na sua conta bancária do Brasil e na hora de alugar utlizar o TransferWise para fazer o depósito na conta da imobiliária. A maioria delas aceita transferências internacionais sem nenhum problema.

Em quase todos os bancos você poderá fazer o pedido de abertura da sua conta pelo site e então você receberá um aviso quando ela for aprovada e deverá comparecer ao banco com os documentos. O mesmo acontece para pedido de cartão de crédito e você pode aproveitar e fazer os dois juntos. No caso do Lloyds, dentro de 10 dias depois de irmos à agência, eles enviaram pelo correio, em dois envelopes separados, o cartão e a senha dele.

Espero ter conseguido ajudar e esclarecer bem como funciona o processo. Qualquer dúvida só deixar aqui nos comentários!

  por  

4
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
2 Thread replies
2 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Joana dos SantosAnna MariaÁurea Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Áurea
Visitante
Áurea

Estou com um problema que há um tempinho não consigo informação: possuo uma conta em Londres no Braclays, tenho um dinheiro lá que queria usar para pagar uma editora inglesa. Mas aqui não há banco que eu saiba que faça esta operação. Uma pessoa que conheço tem uma maquininha deste banco em casa, mas ela não empresta para mim por uma questão de ser muito individualista. Como vou conseguir fazer esta operação? Aqui no Brasil não disponho do dinheiro para enviar para lá.

Anna Maria
Visitante
Anna Maria

Oi Joana! Como vocês fizeram com o dinheiro, levaram apenas uma parte e depois de abrirem a conta fizeram uma transferencia do Brasil? Estamos bem indecisos sobre qual a melhor forma!