Na busca de um emprego em Londres

Você passou pela imigração, saiu da sala de desembarque e pronto! Seja bem vindo a sua nova vida! Seu coração até pula uma batida com a emoção e com as preocupações que vieram juntas. E uma delas é:  Preciso de um emprego, preciso trabalhar!

Neste post vou falar a respeito de uma área que contrata DIARIAMENTE em Londres, chamada “Hospitality”(tradução livre hospitalidade). Essa pode ser a porta para conseguir um emprego e ganhar experiência de trabalho em terras Britânicas.

Em Hospitality você pode trabalhar em restaurantes, hospitais, hotéis, eventos e até grande empresas como por exemplo Airbus.

chá

Afternoon Tea

Nesta aérea de trabalho englobamos algumas vagas como:

– Kitchen porter: (auxiliar de cozinha) Nesta função você é responsável pela limpeza de utensílios da cozinha e algumas vezes pequenas assistência aos chefs. Normalmente os “cleaners”(pessoas responsáveis pela limpeza) não podem limpar a cozinha, e essa é função do Kitchen porter. Essa é uma ótima vaga para quem quer começar uma carreira de Chef.

Nível de Inglês: Se a sua fala ainda está se desenvolvendo, esta vaga é para você. A comunicação é básica, mas seu listening precisa estar mais apurado, pois você receberá muitas instruções.

Não é necessário prévia experiência na área.

– Food Runner: Sem tradução, está função seria como um garçom, servir, com uma única diferença, ele somente leva os pratos ou bebidas as mesas. Não anota os pedidos, sendo a interação com os clientes muito básica.

Esta vaga é muito boa para quem que começar uma carreira de garçom.

Nível de Inglês: A comunicação é básica, mas o listening precisa estar mais avançado, pois você vai precisar saber o que o Chef está te entregando e onde deve levá-lo.

Prévia experiência não se faz necessário.

– Waiter (garçom): Esta vaga, pode estar disfarçada com outros nomes como: Bar staff, food staff, catering staff, event staff, catering assistant, hospitality assistant entre outros.  Algumas vezes food assistant ou food staff pode ser balconista também.

Nível de Inglês: Eu diria um intermediário para avançado. Usando a minha própria experiência como base, eu ainda não entendia muito bem o inglês e a comunicação era ainda bem falha. Mas, consegui me virar e desenvolvi bem o speaking e o listening.

Porém, tudo vai depender da vaga que você vai aplicar. As vagas em restaurantes exigem um nível de inglês bem mais alto, pois você precisa explicar a composição dos pratos do Menu aos clientes. A Experiência prévia também vai depender da vaga a se aplicar. Exemplo: Food assistant é como é anunciado muitas vagas de fast food, que não se faz necessário prévia experiência.

– Chef: (chefe de cozinha) em Hospitality também aparecerá vagas de chef, mas esta vaga também é encontrada em Catering. Nas cozinhas Britânicas existem mais de um tipo de chef, como Head Chef, responsável por elaborar o Menu, pela cozinha e seus assistentes.

Assistant Chef : Auxiliáres do Head chef

– Chef de Partie: Pode ser um dos braços do Head Chef, como responsável por uma determinada estação da cozinha (ex. preparo de carnes) ou o responsável por receber e repassar os pedidos à cozinha, e  quando o prato está pronto averiguar sua apresentação, em alguns casos finalizá-lo. A descrição da vaga vai lhe dizer para qual dessas opções você vai aplicar.

Nível de Inglês: Possivelmente nesta vaga você vai lidar com o Head Chef, que já tem anos de experiência e um nível bom de inglês. Consequentemente, seu speaking tem que estar fluente e seu listening também.

Para esta função acima é necessário experiência em trabalhos na cozinha e saber trabalhar sob pressão.

borough market

Borough Market

Em Londres existem várias agências de trabalho que contratam pessoas para esta área, pois a rotatividade e demanda é muito alta. Em algumas épocas do ano, as agências até premiam indicações de tão grande que é a oferta.

Final do ano por exemplo é uma dessas épocas, basta indicar um amigo que vá bem, para as agências premiarem quem indicou com somas em dinheiro. Claro que não é toda a agência que faz isso, mas é muito comum.

A contratação funciona de forma terceirizada e sobre contrato casual. Para saber mais sobre os tipos de contratos, CLIQUE AQUI, pois neste outro post tento dar uma “explicadinha” sobre o assunto.

Já as Agências que contratam para hospitais normalmente tem lugar definido, sempre será o mesmo hospital. Diferente das agências que contratam para eventos, na qual você pode ser chamado para  trabalhar cada dia em um lugar novo, podendo ser restaurantes, hotéis e até estádios.

Um dos melhores fatores de trabalhar nesta área e a possibilidade de fazer os horários e dias que mais te agradam, principalmente nas agências de contratação para eventos. Você que vai mandar a sua disponibilidade para a agência, e não o contrário. Neste caso você envia os dias e horários que gostaria de trabalhar e eles lhe enviam a sua rota. Se você é do tipo workaholic e quer trabalhar 12h por dia 7 dias na semana, isso será possível! Mas, se está estudando e só tem as noites disponíveis, também não tem problema, as agências trabalham com escalas flexíveis.

Mesmo se este tipo de emprego não te atraí, a experiência que ele te proporcionará tenho certeza que vai. Para encorajá-lo, vou citar um pouco da experiência do meu marido, que é engenheiro formado e queria trabalhar na área. Graças a Deus hoje ele alcançou isso, mas o seu primeiro emprego em Londres foi através das agências de hospitality.

O trabalho em si não era o que ele queria, porém colocou a prova o seu inglês. Melhorou o seu speaking e sua confiança, para aplicar em outras vagas na sua área de formação. Sem contar que ele pode colocar em seu CV a experiência Britânica, que faz muita diferença na hora de aplicar para qualquer outra vaga de trabalho.

Se você quer melhorar o seu inglês e ainda ganhar um dinheiro, as agências de Hospitality te aguardam de braços abertos, principalmente neste época do ano. E, especialmente para você leitor do nosso blog, vou deixar algumas agências e catering, começando pelas que constantemente tem mais ofertas de trabalhos e vagas.

-> Evolve Hospitality: http://evolvehospitality.co.uk/

-> Blue Arrow : https://www.bluearrow.co.uk/

-> Elements Personnel:  http://elementspersonnel.co.uk/

-> Compass Group:  https://www.compass-group.co.uk/

-> Temptribe: https://temptribe.co.uk/

Em dúvida para escolher a melhor agência para trabalhar, acesse o glassdoor. https://www.glassdoor.co.uk/index.htm?countryRedirect=true

Neste site você encontra relatos e avaliações feitas por antigos e atuais funcionários, lá você pode ler algumas opiniões que podem te ajudar a escolher o melhor lugar para você.

Espero que este post te de uma força na sua busca por uma vaga de trabalho. E quem sabe, você me deixa um relato aqui nos comentários sobre sua experiencia.

Grande abraço!

 

 

 

 

 

 

  por  

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of