The National Insurance Number (NINo)

Formulário para solicitar o NINo

Oi, pessoal! Tudo bem? Uma dúvida recorrente em vários grupos de Whatsapp e Facebook é sobre o National Insurance Number. Quem está pensando em se mudar para o Reino Unido já deve ter lido esse nome em vários lugares e de várias formas como NIN, NINo, NI e outras. Mas afinal de contas, o que é o Insurance Number?

 

O que é?

O National Insurance Number é um número único e individual para cada cidadão ou residente. Enquanto no Brasil temos o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o Programa de Integração Social (PIS), aqui o National Insurance Number integra a função dos dois. Esse número único garante que as taxas e contribuições pagas fiquem registradas corretamente em seu nome. Por esse motivo ele é necessário para quem pretende trabalhar aqui. Antigamente recebia-se um cartão plástico com o número, mas agora o número vem numa carta. Esse número é composto por duas letras, seis algarismos e mais uma letra.

National Insurance Number Card

Como aplicar?

Você só pode aplicar para o National Insurance Number quando já está no Reino Unido. Não tem mistério, mas se você não fala inglês peça ajuda a algum amigo. Primeiro, você deve verificar se tem direito de trabalhar ou estudar aqui (passaporte emitido por algum país da União Europeia ou visto que te dê permissão). Então, é só ligar para a central de atendimento do Jobcentre Plus no número: 0345 600 0643. Eles vão pedir algumas informações suas como: nome completo, nacionalidade (no caso de múltiplas nacionalidades você deve informar todas), data de chegada ao Reino Unido, endereço para eles mandarem a carta de confirmação, data de nascimento, endereço e telefone.

O próximo passo pode variar de acordo com o tipo de passaporte/visto que você tem. Não posso afirmar para todos os casos, mas posso dar exemplos do que aconteceu comigo e com o meu marido. Ele, que tem passaporte italiano, ligou, passou os dados e agendaram uma entrevista. Eu, com passaporte brasileiro e com visto Family Permit, liguei, passei os dados e recebi a informação que não precisaria fazer a entrevista. Como proceder em cada caso?

 

Com entrevista:

Meu marido ligou para agendar e depois de informar os dados perguntaram onde ele queria fazer a entrevista. Ele preferiu fazer em qualquer Jobcentre contanto que fosse a data mais próxima possível. Ele ligou numa segunda-feira e conseguiu agendar para quinta-feira da mesma semana, mas a carta de confirmação só chegou depois da entrevista. Não tem problema! Mesmo que a carta não chegue a tempo, a entrevista está confirmada. Uma dica importante é, ao ligar, anote o dia e a hora do agendamento e peça o postcode do Jobcentre para onde o agendamento foi feito. Você também precisa anotar o reference number do agendamento, que o atendente irá te passar pelo telefone.

No dia e horário marcado ele compareceu ao Jobcentre Plus levando o reference number, os dois passaportes (Brasileiro e Italiano) e alguns documentos (algumas certidões da cidadania italiana) que não foram necessários. O entrevistador pediu para ele confirmar os dados informados pelo telefone e foi preenchendo um formulário enquanto isso. Assim que terminou de preencher entregou para o meu marido conferir se estava tudo certo e assinar. Em seguida o entrevistador pegou os passaportes e pediu que meu marido aguardasse. Quando ele voltou com os passaportes entregou uma carta de confirmação da inscrição no National Insurance Number (que não é um número provisório, é apenas uma confirmação de inscrição) e disse que em até 4 semanas meu marido receberia o número em casa. O NINo chegou 10 dias depois!

Jobcentre Plus Kingston

Sem entrevista:

Como eu disse antes, eu liguei e informei os dados solicitados. No meu caso a menina que me atendeu disse que não precisaria fazer entrevista e que era só aguardar que chegaria uma carta em casa. Uns dois dias depois eu recebi um envelope com um formulário para que eu preenchesse e mandasse de volta. Segundo meu marido o formulário era igual ao que o entrevistador preencheu quando ele foi ao Jobcentre Plus. Preenchi com caneta preta e letra bastão (de forma maiúscula), anexei cópia do meu passaporte e visto (FP), coloquei no envelope que eles mandam junto com o formulário e enviei pelo Royal Mail. Ainda estou aguardando meu National Insurance Number chegar, mas ainda está dentro do prazo.

Não esqueça que solicitar o National Insurance Number é gratuito e fundamental para conseguir trabalhar no Reino Unido. Você já fez o seu Insurance Number? Como foi sua experiência? Conte aqui nos comentários!!

  por  

Deixe um comentário

8 Comentários em "The National Insurance Number (NINo)"

avatar
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Mariana Autran
Visitante

Muito úteis as informações, Fernanda!!! É possível pedir o NIN com endereço provisório (hotel, por exemplo), ou é necessário comprovante de residência?

Roberta
Visitante
Roberta

Olá. Bom dia. Primeiro quero agradecer pelo texto excelente. Entendi perfeitamente a função do documento. Minha dúvida é:
Não tenho dupla Cidadania. Sou solteira. Fui a londres e amei. Pensei em tentar self employed (pagando contador) como health care ou outra função. Pra isso preciso de Insurance primeiro. Então te pergunto?
Com um visto de turista ou curso de idiomas de 2 meses Eu consigo agendar um Insurance? Ou sem chanCE?
Estou aplicando para o NHS como housekeeper direto do Brasil.

Denise Bertipaglia
Visitante

Olá Fernanda! Descobri o blog de vocês hoje em uma pesquisa sobre como doar sangue em Londres e amei! Estou achando muito útil… Chegarei em Londres na segunda-feira, tenho a cidadania italiana e preciso pedir o visto para meu marido, como o seu.. Poderia me dar uma luz sobre isso? Por onde devo começar? Obrigada.

Frederico
Visitante
Frederico

Olá bom dia,
O meu namorado mora no Brasil e prentende vir para cá viver, mas ele não sabe que visto aplicar para viver! É possivel ele vir em turismo (6 meses) e depois de passar os 6 meses ele continuar cá e fazer alguns documentos como o National Insurance Number e etc?
Obrigado

Joana dos Santos
Admin

Olá Frederico! Com visto de turismo não é possível estabelecer moradia no Reino Unido. Para morar aqui ele precisará tirar um visto de trabalho, estudante ou familiar de europeu. Qualquer outra dúvida só perguntar!

@alemdobigben no instagram