Tower Bridge: A Famosa Ponte de Londres

Tower Bridge

Hoje eu vou falar sobre um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados de Londres a “Tower Bridge”, uma das mais famosas pontes do mundo.

A ponte, que tem ares medievais, se abre ao meio para embarcações navegando o rio Tâmisa passarem (uau) é realmente merecedora de toda sua fama. É impossível não se encantar com tanta beleza e a grandiosidade de sua arquitetura.

A passarela da Tawer Bridge se abre.

 

Sua construção e importância para Londres

Sua construção teve início em 1886 e foram necessários 8 anos para ser finalizada. Ela finalmente foi inaugurada no dia 30 de Julho de 1894.

Considerada ousada para a época, a ponte foi projetada para abrir ao meio para passagem de barcos. O tráfego fluvial na época era grande e extremamente necessário para a economia da capital inglesa. Na época, toda essa tecnologia era movida a vapor, hoje, após reformas, já tem um moderno sistema eletrônico operando a elevação.

Construída sobre o Rio Tâmisa é uma das principais ligações entre o norte e o sul de Londres. A gigante Tower Bridge tem 244 metros de comprimento e suas duas torres têm 65 metros de altura cada. Cerca de 40 000 veículos atravessam a ponte por dia, só para vocês entenderem a importância da ponte para o trânsito inglês.

Visao noturna da Tower Bridge.

Para os Turistas

Se você vai a Londres e quer saber mais, pode visitar a exposição Tower Bridge Exhibition. Você verá fotos e informações sobre sua história, poderá visitar a antiga sala de maquinas e ver como funciona a elevação da ponte, ainda pode visitar as torres e atravessar sobre as passarelas de vidro de uma torre para outra. A vista da cidade é de tirar o fôlego. As tarifas para entrar na exposição estão no site da Tower Bridge aqui.

 

Agora se não é possível ver pessoalmente a ponte, que tal assistir alguns filmes que usaram a Tower Bridge como cenário? Pegue a pipoca e reúna a família para assistir “O Diário de Bridget Jones”, “007: O Mundo Não É O Bastante”, “O Retorno da Múmia”, “Sherlock Holmes”, dentre outros.

Tower Bridge

Curiosidades Históricas

No verão de 1912, o piloto Frank McClean, enquanto voava com seu biplano sobre o Tâmisa, não conseguiu atingir uma altura suficiente e teve de voar através da ponte, por baixo das passarelas.  Anos depois a proeza foi repetida propositalmente em 1973 e 1978.

Em 1952, um ônibus doubledecker da linha 78 teve a falta de sorte de entrar na ponte quando suas básculas estavam sendo levantadas. Normalmente, um aviso sonoro é dado e o tráfego é fechado. Porém, algo saiu errado, e o motorista Albert Gunton só percebeu quando não era mais possível retornar. Ele então acelerou e seu ônibus deu um salto de uma báscula para outra. Nenhum passageiro se feriu, o motorista herói recebeu um prêmio de 10 libras (Total de R$ 38,56 em reais).

 

Minha impressão

Quando a vi pela primeira vez fiquei simplesmente apaixonada, suas torres altas que lembram castelos são perfeitas. A Tower Bridge é imponente. Eu vim caminhando pelas margens do rio e peguei uma escada de acesso a ponte, atravessei pela parte reservada aos pedestres e chegando ao outro lado fiquei mais um tempo admirando. Queria fotografar na memória tanta beleza. Mesmo morando em Londres, sempre que vejo a Tower Bridge sinto o mesmo encantamento.

Tower Bridge

Eu, Joana, Fernanda e Diadorim, visitamos a Tower Bridge e gravamos um pequeno vídeo para vocês. Assistam, se inscrevam em nosso canal, curtam e compartilhem.

 

  por  

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of

@alemdobigben no instagram