Passeando em Lausanne na Suíça

ouchy

Olá, leitores! Hoje vim aqui dar dicas de passeios para quem está pensando em visitar a cidade de Lausanne (Lausana, em português), na Suíça. Ela é a quarta maior cidade do país, fica na parte onde a língua oficial é o francês, na beira do Lac Léman (Lago Léman) e é a sede do Comitê Olímpico Internacional. A cidade também está bem próxima da França, basta atravessar o lago para se chegar a cidade de Evian, e das cidades suíças Genebra e Montreux, de onde sai o famoso trem do chocolate. Apesar de não estar localizada nos Alpes de lá é possível ter uma vista maravilhosa das montanhas.

Infelizmente eu fiquei lá apenas dois dias e meio e em um deles ainda tive o azar de chover muito e eu não conseguir passear nadinha, mas Lausanne é muito linda e gostaria muito de ter mais tempo. Na minha opinião ela é uma cidade daquelas onde se vai para relaxar e aproveitar a atmosfera do lugar, ela tem passeios para serem feitos mas não tem aquele ritmo frenético de 1000 atrações turísticas para serem vistas em um dia. Eu gostaria de passar pelo menos uma semana lá, só para absorver a beleza e ter tempo de visitar outras cidadezinhas da região!

Eu fiz essa viagem acompanhando meu marido, que foi à trabalho participar de um evento, então nosso hotel ficava afastado do centro da cidade, porém super próximo do evento dele e de uma estação de metrô. O hotel era o Starling Hotel Lausanne, de frente para a EPFL, a escola politécnica de lá e onde fica o metrô. Se você não se importar com a distância, aproximadamente 15 min de metrô do centro, o hotel está mais que recomendado, o quarto era muito bom e a vista, ainda melhor!

vista starling hotel lausanne

Vista do quarto do hotel

Todos os hotéis cobram um imposto de turismo, porém essa foi a primeira cidade em que vi esse valor super valer a pena por ser mais que revertido para o hóspede. Todos ganham um cartão de transporte público, de uso ilimitado, para todo o período da estadia. E, além disso, todos os hotéis e pontos de informação tem um guia de caminhadas, criado pela prefeitura, com diversos passeios e roteiros. Eu utilizei muito o guia e nele achei diversos locais que não tinha encontrado em pesquisas na internet.

guia lausanne

Guia de passeios

lausanne transport card

Cartão de transporte

Destaques de Lausanne

Como eu estive na cidade por pouco tempo, prefiro não dar um roteiro pronto, mas sim falar dos principais pontos. Praticamente tudo que vou falar aqui pode ser visto em um dia, caso você não tenha tempo. Minha recomendação é, se tiver tempo, veja tudo com calma e divida os passeios. Não esqueça de carregar uma garrafa d’água e se prepare para andar muito, a cidade é super íngreme e você irá subir e descer morros e escadas.

Catedral de Notre Dame

A catedral de Lausanne foi construída entre 1170 e 1275 e é considerada o prédio mais bonito da Suíça em estilo Gótico. Ela é realmente super bonita! Infelizmente eu acabei não conseguindo entrar, como no primeiro dia estava um lindo dia de sol, eu fui passear de saia e não se pode entrar na maior parte das igrejas com nenhuma roupa acima do joelho e como já contei mais acima, o segundo dia foi perdido pra uma chuva torrencial.

Se você puder, não deixe de entrar. Além de ela ser linda por dentro, é possível subir na torre e ter uma vista maravilhosa da cidade e do lago com as montanhas nevadas ao fundo. A subida custa 4 CHF (aprox. £3.10). Caso você seja azarado como eu, hehe, ou não possa subir por qualquer outro motivo, atrás da catedral tem um mirante onde já dá para se ter uma vista magnífica.

lausanne

Vista do mirante atrás da catedral

Centro histórico

Pertinho da catedral existem vários prédios históricos e lindos e também a Escaliers du Marché, escada que leva ao coração da cidade e bem no centro mesmo. A minha indicação aqui e o que fiz, é passear sem rumo. Mesmo antes de descer em direção ao centro da cidade, eu fui explorando as ruelas e nem fiquei olhando mapa. A cidade é bem pequena, mesmo que você rode bastante não irá se perder muito. Aproveite para admirar a arquitetura antiga, as ruazinhas de paralelepípedo e quando se cansar consulte o mapa para achar um ponto de transporte ou sua próxima parada.

torre sauvabelinSauvabelin

Sauvabelin é uma floresta linda! O que mais leva os turistas até lá é a Torre de Sauvabelin e o Lago de Sauvabelin. Aqui de novo meu azar entrou em ação e a torre estava fechada para reformas. Pelo que entendi ficará fechada até Junho. Se você puder, suba!! Ela é toda de madeira e tem 35 metros de altura. Vi fotos da vista de lá antes de ir e é de tirar o fôlego!
A região do lago é linda também e lá você encontra um restaurante e um mini zoológico. Passeio perfeito para quem tem filhos!

 

Ouchy

Ouchy

Esse é o bairro que fica na beira do Lago Léman e que pra mim foi a parte mais encantadora de toda a cidade! Chegamos lá no final da tarde de um domingo de sol e o local estava lotado. É o bairro onde todos vão para fazerem caminhadas e aproveitar o clima. Lá você encontra muitos cafés, restaurantes e muitas pessoas sentadas nas fontes e banquinhos.

O lago tem água transparente, sentada no píer eu conseguia ver o fundo e olhando pro horizonte todas as montanhas nevadas. É realmente lindo demais!
Em Ouchy é possível fazer passeios de barco, tem diversos roteiros. Inclusive um que leva até Evian e roteiros gourmet onde são servidos raclette ou fondue. Se você tem interesse nesses passeios dê uma olhada aqui.

Vinícolas Lavaux

lavaux vineyards

Bem próximo a Lausanne, em vilas vizinhas, ficam essas vinícolas. Elas são consideradas Herança Mundial da UNESCO e proporcionam um excelente passeio com vistas incríveis do lago e da região. Infelizmente, esse era um dos passeios que eu tinha programado pro meu segundo dia e que a chuva me tirou. Pelas fotos e descrições que encontrei, o passeio é imperdível. Nos guias da cidade você encontra o roteiro completo para fazer uma caminhada de 2h.

Museus

Se você tiver mais tempo na cidade e quiser explorar museus, os que achei mais interessantes foram o Museu Olímpico e o Fondation de l’Hermitage. O primeiro tem uma exposição interativa que conta toda a história das Olímpiadas. O segundo, até Outubro está com uma exposição de pintores impressionistas com quadros de Monet, Cézanne e Van Gogh.

 

Espero que tenham gostado do post e que se forem visitar Lausanne tenham muito mais sorte que eu! hehehe Já conhecem a cidade? Estão planejando uma viagem pra lá? Contem tudo pra gente aqui nos comentários e não esqueçam de usar a #alemdobigben nas fotos. Adoramos acompanhar as aventuras de vocês também! Para ficar de olho nos nossos passeios e viagens não esqueçam de seguir @alemdobigben no Instagram. Vejo vocês no próximo post!

  por  

Deixe um comentário

10 Comentários em "Passeando em Lausanne na Suíça"

avatar
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Beatriz
Visitante

Nossa, que lugar incrivel, vai entrar na minha meta de um diaconhecer, Adorei seu post, ele mostrou bem os lugares, me ajudou, deu dicas, informações utéis pra quem vai ir de primeira viagem. Adorei. Sucesso ♥

mikael
Visitante

Meu deus é um sonho viajar para isso, que lugar incrível, cada detalhe, cada lugar, cada historia, as Herança Mundial da UNESCO ja tive uma experiencia sobre um trabalho e agora quero cada vez mais conhecer.

Marina Brum
Visitante

Que lugar incrível é a Suiça, não é? Eu nunca cheguei a ir, porém meu pai morou durante anos lá e uma das minhas tias também, e as fotos e as histórias só fazem com que eu ame mais o país! Continue compartilhando com a gente esses lugares lindos, parabéns e sucesso.

desfilei
Visitante

Nossa, que lugar lindooo!! Eu tenho vontade de conhecer a Suiça, mesmo ela não estando no topo da minha listinha de viagens. haha E nossa, que pena ter chovido nos dias que você foi lá. Espero que volte logo! bjs

Nya Purdy
Visitante

Que cidade mais linda! Suiça é um país maravilhoso que quero muito conhecer! Essas fotos estão maravilhosas e você descreve os locais de um jeitinho que só aguça a vontade de visitar <3

Lydianne Rihs
Visitante
Lydianne Rihs

Nessa hora da vida que eu queria ter bastante dinheiro para visitar cada cantinho do mundo! Um dos lugares que eu mais tenho vontade de visitar é a Suíça acho a cultura de lá muito encantadora, sem contar dos lugares apaixonantes. To babando com essas fotos, e uma pena que choveu quando esteve por lá, adorei seu blog quero saber mais sobre as suas aventuras por esses lugares, portanto continue compartilhando conosco.
Sucesso!

Marcia
Visitante
Marcia

Que lugar lindo! Que sonho conhecer um lugar assim e a maneira que vc descreve me dá ainda mais vontade de conhecer! Amei o post ! Parabéns 😍

Nathália
Visitante

Que lugar lindo! Eu não sabia que existia esse imposto de turismo. Curioso né? Adorei o post e espero um dia ter como ir e passar por todos esses lugares lindos e maravilhosos 😍❤

Lolla Costa
Visitante

Uau, me encantei! Lugar lindo e perfeito, deve ser ótimo para se viver também! Adorei o post e espero ver mais lugares lindos assim, deu aquela vontade de viajar rs! Parabéns!

andressasantiagoblog
Visitante

Que cidade mais lindaaaa!!! Preciso visitar esse lugar, ótimo post e dicas, ameei. Bjooos

@alemdobigben no instagram