Passando na imigração: como é a entrada no Reino Unido para quem não precisa de visto

Olá, leitores! Hoje vamos falar sobre um assunto que é bem simples, mas que sabemos que causa muitas dúvidas e nervosismo na hora de planejar sua viagem para o Reino Unido: a passagem pela imigração. Quem é brasileiro não precisa de visto para entrar no Reino Unido como turista, estudante por menos de 6 meses e em algumas outras situações que você pode consultar no site do governo britânico, aqui (em inglês).

Apesar de não precisarmos de visto, os oficiais da imigração podem nos pedir diversos documentos e fazer muitas perguntas para confirmar que não temos intenção de permanecer no país de maneira ilegal. O mais importante para garantir sua entrada é não mentir, estar bem informado, ser educado, se manter calmo e possuir todos os documentos necessários. Se você não fala nada de inglês, prepare uma colinha com algumas frases básicas e explique que não sabe falar inglês. Em caso de necessidade a imigração lhe oferecerá um intérprete.

Documentos necessários:

  • Passaporte válido;
  • Passagem de volta ou continuação da viagem para outro país;
  • Comprovação de que tem dinheiro suficiente para se manter em toda a duração da viagem (comprovante de renda, extratos bancários, cartões de crédito/pré-pagos);
  • Comprovação de vínculos no Brasil (para demonstrar que você não tem intenção de ficar. Pode ser uma carta da empresa em que você trabalha, contrato de trabalho, comprovante de matrícula na faculdade, etc);
  • Comprovante de reserva do hotel (pode ser impresso direto da internet) ou carta convite da pessoa que vai lhe receber (veja modelo aqui). Junto com a carta apresente cópia do passaporte e visto/permissão de residência do seu anfitrião;
  • Comprovante de matrícula no curso que veio fazer (para estudantes que vêm fazer um curso com duração de até 6 meses).

Todos os documentos apresentados devem estar em inglês ou você deve apresentar traduções com os seguintes requisitos:

  • Confirmação do tradutor que a tradução é uma tradução exata do documento original;
  • A data da tradução;
  • O nome completo do tradutor e sua assinatura;
  • Informações para contato com o tradutor.

Todos esses documentos são considerados documentos adicionais à sua aplicação para entrada e não existe nenhuma obrigatoriedade em apresentar todos. Porém, quanto mais informações você fornecer mais fácil de você conseguir entrar. Quanto à comprovação de que você tem dinheiro suficiente para se manter durante a viagem, não há nenhum valor base ou mínimo. O oficial da imigração irá analisar de acordo com a duração de sua viagem. Por exemplo, será considerado insuficiente você vir com £200 para passar um mês.

Além dos documentos mencionados, durante o vôo você receberá um ‘Landing Card’, um cartão para preencher com todas suas informações pessoais e da sua viagem. Você deverá entregar esse cartão junto com seu passaporte no guichê da imigração.

landing card

Landing Card

É importante frisar que todas as informações passadas aqui foram retiradas de fontes oficiais, na data deste post. O governo britânico pode alterar estas regras a qualquer momento. Sempre acesseo site oficial e confira todos os documentos em uma data próxima a de sua viagem.

Espero que tenham gostado do post e que tenha ajudado! Qualquer dúvida só escrever pra gente aqui nos comentários que tentaremos ajudar. Até o próximo post e boa viagem!

  por  

27
Deixe um comentário

avatar
11 Comment threads
16 Thread replies
10 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
13 Comment authors
Vanderlei SbarainiJoana dos SantosJoabeMax RodriguesClaudiane Souza Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
erika barbosa
Visitante
erika barbosa

Olá, além do Big Ben!

Dia 10/02/2018, irei para Londres para estudar inglês por três meses. No mês seguinte minha mãe (que não fala inglês) irá me visitar e ficará em Londres durante 15 dias.

A carta convite serve para esta situação também, se explicar o local que eu vou ficar e o hotel que ela se hospedará?

Obrigada.

Erika.

Luana
Visitante
Luana

Estou desempregada e com viagem marcada pra Europa. Como faço pra comprovar vinculo com o Brasil?

Romario
Visitante
Romario

Ola, você pode me indicar um curso de Inglês em Londres?

Emylle Ziegler
Visitante
Emylle Ziegler

Ola. Dia 7/02 eu e uma amiga estaremos indo passar uma semana em Londres e depois passaremos mais uma semana na Alemanha. Tenho duas dúvidas principais: 1. Sobre a tradução dos documentos, o tradutor brasileiro precisa ser juramentado ou eu posso pedir para outra pessoa traduzir ( minha professora, por exemplo hahaha)? 2. Eu não tenho trabalho aqui no Brasil, apenas estou matriculada em uma faculdade. Seria suficiente? Minhas aulas começam dia 14, sairei dia 15 de Londres e apenas voltarei pro Brasil dia 23, depois de uma passada pela Alemanha. Essa semana que perderei não farão falta, mas poderia… Read more »

Glauber Lopim
Visitante
Glauber Lopim

Boa noite. Não quero ser cansativo, mas acredito que a colaboração de vocês elucidarão algumas dúvidas que tenho. Estou indo pra Londres dia 30/03/2018, vou fazer uma parte do meu doutorado na Univ. de Surrey por exatamente 5 meses e 15 dias. A universidade me forneceu docs para eu solicitar o visto “short term”, e até ai tudo bem. A minha questão prezadas é a seguinte: minha esposa vai comigo por todo esse período; a intenção dela é tirar férias no trabalho e mais 4 meses de licença. Mesmo sabendo que UK permite 6 meses o visto para turista, o… Read more »

Cleiton H. Cesario
Visitante
Cleiton H. Cesario

Olá.. Gostaria de saber quais as regras da “carta convite”. Tenho meu irmão que mora em Londres e minha filha irá visitar a família dele. Mas não consegui nenhuma informação se essa carta deve ser de punho ou pode ser enviada por e-mail, vocês poderiam me ajudar com isso??
Grato.

Luciana
Visitante
Luciana

Olá! Eu desço em Londres dia 21/03 e fico até dia 28/03, quando vou para a Itália. Tenho comprovante de airbnb dos primeiros dias, que vou para Cardiff, volto para Londres para ficar na casa da filha de uma amiga, e no dia 28/03 vou para Veneza. Será que se faz obrigatório levar a carta convite? Tenho a passagem de Londres para Veneza, bem como o airbnb de Veneza comprados e pagos. Obrigada desde já

Daniele
Visitante
Daniele

Olá gostaria de saber se o seguro viagem ou seguro de vida é obrigatório para Londres,tenho uma casa para ficar lá por 20 dias, e a pessoa vai escrever a carta para mim. só estou com dúvida sobre o seguro viagem e o valor mais ou menos para passar os 20 dias ! isso está me tirando o sono, eu vou estar indo em junho

Max Rodrigues
Visitante
Max Rodrigues

Não é Londres, mas acredito que o mesmo se aplique. Estou me programando para estudar inglês por 2 meses, mais ou menos, na Escócia, ano que vem. Assim sendo, não preciso de visto, correto? Mas não estarei trabalhando nem estudando porque terei terminado a faculdade. Então, os documentos que tenho que apresentar no setor de imigração são: 1. Passaporte 2. Matrícula na Escola 3. Seguro-viagem 4. Carta-convite da família da casa na qual vou me hospedar (?) 5. Escritura traduzida da minha casa para comprovar vínculo e interesse em voltar (?) 6. É preciso tomar vacinas? Mais algum documento? E… Read more »

Joabe
Visitante
Joabe

Bom dia estou indo para londres vou chegar dia 15/09 e ir embora 18/09 estou levando 300 libras em especie mais 270 libras no vtm = 570 libras vou levar 6000 mil reais na minha conta bancaria e um cartão de credito com limite de 2600 reais vc acha suficiente para eles me liberar. Vai eu e minha esposa, já tenho tudo pago esse valor e so para alimentação, já tenho comprovantes de hospedagem passagens, e ingressos para as atracões.

Vanderlei Sbaraini
Visitante

Olá! Sou desenvolvedor freelance, com CNPJ próprio, e trabalho com prestação de serviço, com contrato de 6 meses para uma emprega em Cambridge. Estou saindo dia 15/09 e voltarei 13/10 para o Brasil. Tenho hotel já pago. Minha dúvida é: digo que sou prestador de serviço e estou indo para passar um mês na empresa, conhecendo o projeto, ou digo que vou a turismo? Gostaria de ser sincero, mas estou com medo de não passar por acreditarem que estou indo pra trabalhar ilegalmente, embora tenho contrato com eles. E não gostaria de levar muito dinheiro em mãos, já que receberei… Read more »