East London Food Tour

salgados indianos

Olá, galera! Hoje vou contar tudo pra vocês sobre um passeio muito legal que fiz com meu marido na semana passada, um food tour pelo leste de Londres. Foram 5 paradas, sendo 3 lugares para salgados e 2 para doces, tudo isso acompanhado de um pouco da história da região onde estávamos e de alguns dos pratos degustados. Todos os lugares são muito bons e, com certeza voltarei no futuro. Ao final do post indicarei a empresa pela qual fiz o food tour e também deixarei um mapinha com a localização das paradas. Venham comigo que vou mostrar um por um e compartilhar com vocês um pouco do que aprendi!

Nosso tour começou na Liverpool Street Station, lá encontramos nossa guia e ela nos explicou que o tour começava ali porque além de ser uma estação de fácil acesso, foi também a porta de entrada de imigrantes em Londres por muito tempo e boa parte da história da região onde estávamos está ligada à imigração.  Foi ali que chegaram, entre 1938 e 1939, cerca de 10.000 crianças judias, desacompanhadas, enviadas por seus pais para serem abrigadas por famílias britânicas durante a II Guerra Mundial, há uma estátua na porta da estação simbolizando este acontecimento.

Ao sair da Liverpool Street Station, fomos em direção ao Spitalfields Market passando pela Artillery Passage, uma ruela muito antiga, repleta de casas originais do século 18. Essa região foi,  mais tarde por volta de 1880, uma das regiões mais pobres de Londres (da cidade), sendo conhecida como uma das maiores favelas de Londres. Por ser uma área barata foi ali que se instalaram a maior parte dos imigrantes e foi também onde o famoso assassino Jack, o estripador, matou suas vítimas, uma delas foi encontrada a apenas alguns metros do final da Artillery Passage. Cruzamos o mercado de Spitalfields, apenas para dar uma olhadinha e demos uma paradinha rápida em frente ao pub Ten Bells. Muito famoso por ter sido frequentado por duas das vítimas de Jack, o estripador, e estar presente em um livro e um filme sobre a história dele.

Estátua Kindertransport

Estátua Kindertransport

Artillery Passage

Artillery Passage

Pub Ten Bells

Pub Ten Bells

Spitalfields Market

Spitalfields Market

1a PARADA: ARZU CONFECTIONERY

salgados indianos

Se você gosta de comida indiana este lugar é o paraíso! É uma lojinha só de salgados e doces indianos, de enlouquecer e baratíssima. Acho que o salgado mais caro custava £1.50. Como estávamos num tour e sabíamos que ainda teríamos mais 4 lugares pela frente, nos  seguramos muito. A vontade era chegar no balcão e pedir um de cada! Pedimos duas samosas de cordeiro, estavam quentinhas, perfeitas, com certeza as melhores samosas que já comi. Porém, são bem apimentadas, se você não curte os fortes temperos da Índia e não come pimenta, passe longe. O atendente, que acredito seja o dono, é bem simpático. Se você tiver qualquer dúvida ou precisar de uma sugestão é só conversar com ele. Minha dica é, vá de manhã, antes de meio-dia. Como muitas pessoas levam os salgados para esquentar em casa, se você chegar no meio da tarde eles não estarão quentes e novinhos.

A Arzu Confectionery fica na região conhecida como Curry Mile, parte da Brick Lane, famosa por seus restaurantes indianos e, principalmente, curry houses que surgiram com a imigração de Bangladeshi na década de 70.

2a PARADA: POPPIE’S FISH AND CHIPS

poppie's fish and chips
Fish and chips é o prato mais conhecido da Inglaterra e com certeza não poderia ficar de fora de um food tour. O que poucos sabem é que, na verdade, a origem do prato não é nada inglesa. A receita é baseada no “Pescado Frito”, que foi trazido para cá por judeus espanhóis no século 19. A primeira loja de fish and chips foi aberta em 1860 e era conhecida por vender peixe frito à moda judia.

Se você mora aqui a algum tempo já deve ter enjoado de tanto comer fish and chips, mesmo assim não deixe de ir ao Poppie’s! O restaurante é super premiado e foi considerado o melhor fish and chips do país. Não posso julgar o prêmio pois ainda não estou aqui há tanto tempo, mas com certeza é o melhor que já comi! A porção que pedimos foi dica da nossa guia e não está no cardápio. É ideal para dividir quando você quer apenas fazer um lanchinho, chama Cod Bites and Chips e custa em torno de £5 + £1.50, se quiser o molho tártaro da casa (recomendo, não tem nada a ver com o molho que estamos acostumados a comer no Brasil,  só que tem que gostar de alcaparras). Uma dica que amei foi: não deixe de colocar vinagre de malte no peixe! Pode parecer estranho, mas é uma delícia. Traz uma acidez que combina perfeitamente com o peixe, o molho e até mesmo com as batatas.

3a PARADA: BEIGEL BAKE

salt beef beigelA Beigel Bake é uma lanchonete muito famosa em Londres por ser 24h e acabou se tornando a preferida de quem sai das baladas numa madrugada de sexta ou sábado. Lá você encontra tradicionais beigels judeus, que são cozidos antes de assados, recheados em uma infinidade de sabores. O recheio mais famoso é o da foto acima: salt beef (carne curada no sal, parecida com pastrami só que não defumada, geralmente feita com “brisket”, peito bovino em portugês), picles e mostarda inglesa. É bom demais!! O beigel é macio, a carne super saborosa, só de imaginar já dá vontade de comer de novo!! A mostarda não é para todos, é daquelas super fortes, que chega a desentupir o nariz! hehe
Eu não resisti e ainda trouxe pra casa um de salmão defumado com cream cheese, delicioso! Combinação clássica que não tem como dar errado. Tão boa que a gula me fez esquecer de tirar foto dele! hehe Para melhorar, essa dica além de muito gostosa e 24h, também tem um preço acessível, o beigel de salt beef custou £4.50 e serve como refeição para alguém que não come muito, e o de salmão defumado £1.90.

4a PARADA: DARK SUGARS CHOCOLATES

dark sugars chocolates

dark sugars chocolates

Se você é um chocólatra, vai enlouquecer nessa loja! Eu nem sou tão fã de doces e ainda assim queria experimentar tudo. A loja é linda, o cheiro de chocolate é inebriante, desculpem a expressão batida mas é realmente de comer com os olhos (e o nariz… hehe)! Claro que tudo isso tem um preço, essa foi a parada mais cara do tour, o preço aproximado é £7/100g (£70/kg). Escolhemos apenas umas coisinhas para experimentar e saímos correndo de lá. A vontade era detonar o cartão de crédito em chocolate!!

Todos os chocolates são feitos com cacau de Gana, a idéia da criadora da loja é mostrar que o cacau de origem africana, assim como o cacau da América do Sul, pode render chocolates finos e de alta qualidade. Nós experimentamos os bombons “Liquid Sea Salt”, recheados com caramelo salgado, uma “Chocolate Orangette”, casca de laranja seca e coberta de chocolate, uma “Orange Caramel Pearl”, pérola de chocolate recheada com caramelo de laranja e  uma “Chilli Truffle”, trufa de chocolate com sabor de chilli. Todos são maravilhosos mas, como eu tenho uma quedinha por caramelo, o meu favorito foi o “Liquid Sea Salt”.

No site deles você pode conhecer todos os sabores e também comprar os chocolates.

5a PARADA: DUM DUM DONUTTERIE

dum dum donutterie

A Dum Dum é uma loja de donuts e cronuts (donut com massa de croissant) e com certeza foi a parada mais divertida. O dono já está super acostumado a receber o tour, é super simpático, explica todos os sabores e é muito engraçado!! Ele fez uma degustação conosco e pudemos experimentar um pedaço do cronut zebra (camadas de croissant e croissant de chocolate, rechado com buttercream de chocolate e coberto com ganache e raspas de chocolate). Pela descrição imaginei que seria super doce e enjoativo mas, não é. É delicioso!! A massa é leve, o recheio não é exagerado e não é doce demais.  Cada donut custa £2.50 e cada cronut £3.50 e uma particularidade da Dum Dum é que os donuts não são frito, são assados e então um pouquinho mais saudáveis que a versão tradicional.
Quando chegamos já não conseguíamos mais nem pensar em comer então escolhemos um donut e um cronut pra levar. O donut foi de Creme Brulée com cobertura de caramelo de açúcar e o cronut de caramelo salgado (falei que tenho uma queda por caramelo… hehe). Acabamos comendo só no café da manhã do dia seguinte e ainda estavam maravilhosos, com certeza nosso preferido foi o cronut.

Nosso passeio acabou bem próximo à estação de trem Shoreditch High Street, mas também a uma distância relativamente curta da Liverpool Street Station, voltamos pra casa (rolando… hehehe) e muito felizes! O tour vale muito a pena, não só pelas comidas mas também pelo passeio em si. A região é histórica e muito interessante. Eu indico fazer com uma empresa, para que você possa aprender todas as curiosidades ao longo do caminho. A empresa que usamos foi a Free Tours by Foot, que oferece diversos tours a pé por Londres, todos em inglês ou espanhol e na modalidade pague o quanto quiser (o tour em si é de graça, porém a maioria das pessoas dá uma gorjeta ao seu guia, pois eles não recebem nenhum tipo de remuneração da empresa) e é necessário reservar  com antecedência pelo site pois costuma lotar. Nós já fizemos outro passeio com eles e também foi muito bom, recomendo muito.

Se você não fala inglês ou quer fazer um tour privado com seus amigos/familiares, vou deixar um mapinha aqui embaixo com todo o nosso roteiro para que você possa seguir por conta própria.

Espero que tenham gostado do post e das dicas. Caso façam o passeio ou visitem algum dos lugares citados aqui, não esqueçam de compartilhar a experiência de vocês com a gente tanto aqui nos comentários, quanto na nossa página no Facebook e no nosso Instagram usando a #alémdobigben.

  por  

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of