Principais curiosidades sobre Londres

O post de hoje fala das principais curiosidades sobre Londres. Vamos tirar as dúvidas mais comuns para você chegar arrasando na cidade. Confira abaixo:

Moeda


Uma das principais curiosidades sobre Londres é a moeda, mas calma, ela não é um bicho de sete cabeças com a cara da rainha.

Em Londres e em todo o Reino Unido a moeda utilizada é o pound (£) – libra esterlina. Penny (ou o plural, pence) é o equivalente ao nossos centavos brasileiros, mas no dia a dia eles se referem apenas como “p” (Exemplo: 2p, 5p, 50p, etc). Então £5,50 lê-se “Five pounds and fifty pence”

Para facilitar o conhecimento da moeda existem padrões visuais e de tamanho:

A de 1p e 2 p são redondas e feitas de cobre

A de 5p e 10p são redondas e prateadas

A de 20p e 50p são prateadas e possuem uma borda de 7 lados

A de 1£ e 2£ são redondas e bicolores, miolo prateado e borda dourada.

Oyster


O Oyster card é o cartão utilizado no transporte público de Londres. Você pode comprá-lo em qualquer estação de metrô, carregá-lo com a quantia necessária e recarregá-lo conforme a necessidade.

A Tati fez um post super completo explicando tudo sobre ele, não deixe de conferir.

Tube/ Underground


Inaugurado em 1863 o metrô de Londres, mais conhecido como Underground, é o mais antigo do mundo e um dos maiores, ficando atrás de Xangai e Pequim. Também conhecido como “Tube”, possui mais de 400 km de extensão, 11 linhas e 270 estações, você sempre vai encontrar uma estação perto de você.

É a forma mais rápida e prática de se locomover pela cidade. Se puder, evite os horários de pico, pois além de estar mais lotado, a tarifa cobrada é mais cara. A maioria das linhas funcionam entre 5h e 00h e a partir de 2016, algumas linhas passaram a funcionar nas madrugadas de sexta e sábado. São elas: Victoria, Jubilee, a maior parte da Central line, Northern e Piccadilly line. Consulte o site do Transport for London para planejar sua viagem e para mais informações.

Além do Underground, existem outros tipos de meios de transporte que funcionam tão bem quanto, por exemplo: Overground, Rail, barco, DLR, ônibus, entre outros.

Black cabs


Os black cabs são os famosos táxis de Londres, um dos ícones da cidade desde o século 18. Apesar do nome, você pode encontrá-los em variadas cores e o nome do modelo atual dos carros é o TX5, de 2017. Se quiser chamar um táxi na rua é só checar se a luz está apagada e levantar o braço.

Para se tornar taxista em Londres, é necessário passar por um teste chamado “Knowledge of London”. O motorista precisa provar que conhece 25 mil ruas, passar por exame médico e ter seus antecedentes criminais checados.

Pubs


Pub é uma abreviação de “public house”, que são estabelecimentos sociais licenciados para servir bebidas alcoólicas, entre elas a cerveja, a cidra, o vinho e destilados. Mas para falar a verdade,  a cerveja é o tipo de bebida mais comum e com mais variedades.

A maioria dos pubs servem comida e é lá que você pode experimentar alguns pratos típicos como o sunday roast e o english breakfast. Geralmente se pede a comida e a bebida no balcão para o barman e é servido na mesa. O pub é um ambiente familiar e é proibido fumar no seu interior, então não se assuste se vir crianças almoçando com suas famílias em um domingo a tarde.

Fique atento aos horários, a maioria deles abre diariamente e fecham por volta das 23h. Um verdadeiro pub possui um sino que toca 10 minutos antes do estabelecimento fechar, assim você pode garantir a última bebida.

Pint


Dicas para garantir que sua ida ao pub seja um sucesso:
Você precisa saber pedir a sua cerveja ou cidra de forma correta. Apesar de alguns pubs servirem bebidas em garrafa tipo long neck, você também pode optar pela bebida tirada diretamente da chopeira. A medida do copo em um pub inglês é a pint, equivalente a 500 ml. Mas calma, se você achar muito pode pedir uma meia pint (half pint), que é exatamente a metade da medida.

Queue


Uma das curiosidades sobre Londres é que os ingleses amam fazer fila. Em inglês usa-se a palavra “line”, mas os britânicos também se referem como “queue”, uma palavra francesa de origem do Latin que significa “cauda”.

Eles respeitam esse costume rigidamente e é considerado falta de educação furar a fila. Eles fazem queue para tudo: para pedir comida, no supermercado, entrar no ônibus, metrô, etc.

“Sorry”


A palavra que você mais vai escutar enquanto estiver em Londres é “sorry”. É um costume inglês pedir desculpas por qualquer coisa que possa gerar algum tipo de desconforto. Você irá notar isso no cotidiano, na escada rolante, quando alguém mal encosta em você, passa na sua frente, etc.

Gostaram dessas curiosidades sobre Londres? Quais delas vocês já sabiam e quais vocês ficaram surpresos? Não deixe de nos contar abaixo nos comentários e de nos marcar usando #alemdobigben.

  por  

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of