Passeio pelo South Bank

south bank

South Bank é o nome da região que se localiza a beira da margem sul do rio Tâmisa. Sua parte principal e, onde estão algumas das maiores atrações de Londres, fica entre a Tower Bridge e a Westminster Bridge. Vou contar pra vocês tudo o que encontram lá e passar um roteiro para uma caminhada super gostosa, com uma vista linda de Londres.

Dados do Passeio

Início: Tower of London
Fim: Westminster Bridge
Distância: 5km
Duração: 
2 a 3 horas (considerando que você irá caminhar devagar e parar para tirar fotos)

1. Tower of London

tower of london

Sim, eu sei que a Tower of London não se encontra no South Bank mas existem 3 motivos pelos quais gosto de iniciar o passeio por aqui:

  1. como moro perto do DLR e ele costuma estar mais vazio aos finais de semana do que os trens e metrôs, gosto de aproveitar este meio de transporte e a estação de Tower Gateway é a mais próxima do meu roteiro;
  2. sempre vale a pena dar uma espiadinha na Tower of London e tirar mais umas fotos;
  3. a Tower of London é do ladinho da Tower Bridge e assim a travessia da ponte é incluída no passeio.

Se você quiser saber mais sobre a Tower of London e o que você encontra dentro dela, nós já fizemos um post dedicado à este lindo ponto turístico. Clique aqui para conferir.

2. Tower Bridge

tower bridge

Um dos meus pontos favoritos de Londres e com certeza a ponte mais bonita da cidade, a Tower Bridge sempre me encanta! Linda de perto e de longe, de dia ou de noite, um passeio por ela sempre vale a pena. Para saber tudo sobre a ponte, sua história e curiosidades da sua arquitetura, confira este post.

Dica: Logo ao lado da Tower Bridge fica o Potter’s Field, local muito utilizado durante os finais de semana para festivais de comida de rua, música e entretenimento. Durante os meses de verão sempre vale dar uma conferida no que está acontecendo por lá.

3. City Hall (Prefeitura)

london city hall

Logo ao lado da Tower Bridge você encontra a City Hall (Prefeitura de Londres). Um dos muitos prédios controversos de Londres, já chegou a ser comparado com o capacete de Darth Vader e apelidado de “the egg” (o ovo). Sua forma, apesar de causar estranhamento, é extremamente funcional, a prefeitura foi projetada pensando em como controlar o calor em um prédio de vidro com tanta exposição ao sol. Você pode conferir mais sobre o prédio neste site. Existe também a possibilidade de visitar o interior do prédio, confira aqui quais partes são abertas ao público e horários.
Eu, particularmente, gosto de construções com arquitetura diferente e, apesar de não achar que é um dos exemplares mais bonitos, com certeza chama minha atenção. Sua localização, bem próxima da Tower Bridge, sempre cria uma composição e contraste muito interessante para fotos.

city hall and tower bridge

Dica: The Scoop, um pequeno anfiteatro ao ar livre,  logo ao lado da City Hall (pode ser visto na foto acima). Durante os meses de verão a prefeitura promove diversos eventos neste local, peças de teatro, shows e até mesmo karaokê. Confira a programação de todos os eventos da região neste site.

4. The Shard

the shard
O prédio mais lindo de Londres e o mais alto da Europa ocidental. Esse arranha-céu em forma de pirâmide, com 306m de altura, se destaca na paisagem do South Bank e não poderia ficar de fora do nosso passeio. Você nem precisa fazer o pequeno desvio que vou indicar na nossa rota se não quiser vê-lo super de perto ou subir até o famoso “The View from The Shard”. Da beira do rio e ruas próximas é possível enxergá-lo super bem e tirar ótimas fotos. Para mais informações sobre a subida no prédio, ingressos e horários, clique aqui.

the shard
the shard

Dica: Se estiver passeando por aqui e estiver com fome, dê uma passada no Borough Market. É o mercado mais antigo de Londres e conta com diversos restaurantes e banquinhas de comida de rua. Vale muito a pena!

5. Shakespeare’s Globe

shakespeares globe

Este teatro é uma reconstrução do original ‘The Globe’, construído em 1599 e demolido em 1644, onde foram apresentados os maiores sucessos de Shakespeare. O atual Shakespeare’s Globe foi inaugurado em 1997 e apresenta até hoje diversas versões das peças do dramaturgo mais famoso da Inglaterra. Além de assistir aos espetáculos é possível também fazer um tour do teatro e visitar uma exposição permantente sobre William Shakespeare. Mais informações, horários, programação e ingressos aqui.

6. Tate Modern

tate modernO Tate Modern é um museu de arte moderna e contemporânea, inaugurado em 2000, na antiga central elétrica de Bankside. Um dos mais importantes pontos de Londres, ele figura como a 3a atração mais visitada da cidade. Composto por dois prédios, um com 10 andares e outro com 6, este museu abriga uma variada e impressionante coleção e é uma visita imperdível. Não deixe de ir até o 10º andar, lá existe um terraço onde você pode apreciar uma vista de 360º da região. A entrada do museu é gratuita. Para maiores informações  clique aqui.

mapa tate modern

vista tate modern

Vista do terraço (Viewing Gallery) – Tate Modern

Dica: Logo em frente ao Tate fica a Millenium Bridge, apelidada de “blade of light” (lâmina de luz). Uma linda passarela de pedestres que liga as duas margens do Tâmisa e de onde é possível ter uma belíssima vista da St. Pauls Cathedral emoldurada pela estrutura da ponte.

millenium bridge
millenium bridge

 

7. National Theatre

national theatre

O teatro mais importante da cidade. Tem uma programação super variada entre peças de teatro, ballet, circo, etc. Durante o verão o National Theatre promove o River Stage Festival, aberto e gratuito, com teatro, música e entretenimento para crianças e adultos. Maiores informações aqui.

Dica: Se você gosta de fazer compras e de lojinhas diferentes, no caminho entre o Tate Modern e o National Theatre, passe na Oxo Tower. Lá você irá encontrar a SUCK UK uma loja só com produtos divertidos e diferentes, tem muita coisa para quem gosta da temática viagem (mapa tipo raspadinha, diários de viagem, globo de cortiça). Mesmo que você não queira comprar nada, vale a visita.

8. Southbank Centre

southbank centre

O maior centro cultural do Reino Unido. É um lugar muito interessante e que promove as mais variadas atividades e atrações. Teatro, espetáculos de dança, festivais, exposições, arte de rua, gastronomia a até mesmo yoga podem ser encontrados na programação. Sempre que você passar por ali, vale a pena conferir o que está rolando! Este ano, para os meses de verão, eles montaram uma praia artificial, aberta ao público.  Para conferir a programação completa e maiores informações clique aqui.

9. London Eye

london eye

O último ponto do nosso roteiro é a famosa London Eye. Uma das atrações mais conhecidas da cidade, é claro que ela não poderia faltar aqui! A Tati Souto já contou tudo sobre esta linda roda gigante, clique aqui para conferir o post.
Encerre seu passeio com uma linda vista do ponto mais icônico de Londres, o Big Ben.

london eye

Confiram abaixo o mapa completo do passeio:

Além de tudo isso que falei, durante os meses de verão o South Bank conta com muitas outras atrações. Diversos pop-ups, food trucks, eventos e festivais estão sempre acontecendo por lá. Se fizer o passeio nesta época pesquise pelo Underbelly Festival, é um festival cultural com uma programação super variada e um espaço cheio de bares muito legais. Fique de olho também nos pequenos eventos promocionais que rolam. Está acontecendo um da marca Aperol, contei todos detalhes no post com a agenda desta semana, confira aqui.

Espero que tenham gostado do meu roteiro pelo South Bank e que aproveitem muito o passeio! Não esqueçam de compartilhar as fotos de vocês com a gente usando a #alemdobigben! Qualquer dúvida ou sugestão, deixem nos comentários.

  por  

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of